ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Esportes

Isabel Salgado, pioneira do vôlei brasileiro, morre aos 62 anos

Ex-jogadora de vôlei tinha sido recém-integrada na equipe de transição do governo eleito

Guilherme Correia | 16/11/2022 08:54
Isabel morreu aos 62 anos nesta quarta-feira. (Foto: Reprodução/Agência Sportlight)
Isabel morreu aos 62 anos nesta quarta-feira. (Foto: Reprodução/Agência Sportlight)

Ex-jogadora de vôlei e vôlei de praia Isabel Salgado, a Isabel do Vôlei, morreu na madrugada desta quarta-feira (16), aos 62 anos. Na segunda-feira, ela havia sido incluída no grupo de transição do Esporte, no governo federal eleito neste ano. No entanto, conforme familiares, ela já não estava bem e ontem foi diagnosticada com bactéria no pulmão.

A morte foi confirmada pela produtora de cinema Paula Barreto, em mensagem no grupo Esporte Pela Democracia. Ela relatou que na segunda-feira, Isabel estava gripada e que tinha feito teste negativo para covid-19. Na terça-feira, foi ao Hospital Sírio Libanês e, quando acordou, estava pior e foi internada no CTI (Centro de Tratamento Intensivo).

Por volta de 4h da manhã de hoje, com a bactéria detectada no pulmão, ela sofreu uma parada cardíaca.

Histórico - Isabel foi a primeira estrela do vôlei feminino brasileiro. Carioca, ela começou a carreira nas categorias de base do Flamengo e, com 16 anos, já era titular. Posteriormente, chegou à Seleção Brasileira e levou o Brasil aos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980, e de Los Angeles, em 1984.

Ela foi pioneira também por ser a primeira mulher brasileira a jogar profissionalmente no exterior. Isabel também abriu caminho para o vôlei de praia no Brasil e foi pioneira no Circuito Mundial. Em 1994, ganhou uma etapa em Miami, ao lado de Roseli.

Seus três filhos tiveram carreira sólida no vôlei de praia - Carol Solberg é uma das favoritas a ir aos Jogos de Paris, ao lado de Bárbara. O outro filho é Pedro, que foi bronze no Mundial de 2015 e campeão do circuito mundial em 2008. Maria Clara, a filha mais velha, de 39 anos, se aposentou. Na juventude, ganhou três medalhas em Mundiais de base.

Nos siga no Google Notícias