MS conquista mais quatro medalhas no Brasileiro escolar do RJ
Eraldo, de 14 anos e do taekwondo, foi o responsável por uma medalha de prata para o Estado
Mato Grosso do SUl conquistou mais quatro medalhas na edição deste ano do JEBs (Jogos Escolares Brasileiros) de 12 a 14 anos, realizado no Parque Olímpico do Rio de Janeiro (RJ). As conquistas foram nas modalidades judô, natação, taekwondo e xadrez, somando um total de uma prata e três bronzes na bagagem.
Coordenada e apoiada pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), a delegação sul-mato-grossense iniciou as disputas na sexta-feira (29), indo até sexta-feira (5). Mato Grosso do Sul já tinha faturado outras cinco medalhas.
Eraldo Froes foi o dono da medalha prateada, obtida no taekwondo. O lutador de 14 anos, estudante da Escola Estadual Professora Maria Rita de Cassia Pontes Teixeira, de Campo Grande, disputou na categoria de peso até 53 kg, sendo sua prata a terceira de MS na arte marcial sul-coreana, que ainda conseguiu no domingo (31) dois bronzes.
Ainda nas lutas, o judô sul-mato-grossense não ficou de fora do pódio. André Lucas Dodero faturou o bronze na categoria ligeiro (até 40 kg). Para isso, o judoca do Colégio Bionatus, da Capital, precisou ir cinco vezes ao tatame.
"É muita empolgação, animação e felicidade em representar o meu Estado e já no meu primeiro ano conquistar uma medalha, tão desejada. Batalhei muito para chegar aqui e esse é o resultado. Rio de Janeiro vai ficar marcado para sempre na minha vida, nunca mais vou esquecer", comemorou o atleta de 12 anos.
Mato Grosso do Sul também medalhou na piscina. O nadador Alexandre de Paula conquistou o bronze nos 50 metros livre, ao bater a marca de 25s43. O xadrez feminino por equipe também garantiu o 3º lugar, com Jamilly Cortez e Amanda Aguilera.
No tabuleiro, a equipe masculina beliscou o pódio, ficando na quarta posição. A mesma colocação foi atingida por Erik Shikasho, do Colégio Elite Mace, na disputa individual. O mesmo aconteceu com a corumbaense Jamilly Cortez. Ambos os enxadristas ficaram de fora do pódio por conta dos critérios de desempate.