ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 28º

Esportes

Para ajudar jovens, sargento dá aulas gratuitas de judô em bairros

Desde 2013, Márcio tem apoio de voluntários para levar esporte ao Aero Rancho, Pioneiros e Jardim Imperial

Por Jéssica Fernandes | 29/04/2024 12:09
Alunos de judô do Projeto  Associação atlética Alicerce ‘Lutando por Cidadania’. (Foto: Arquivo pessoal)
Alunos de judô do Projeto  Associação atlética Alicerce ‘Lutando por Cidadania’. (Foto: Arquivo pessoal)

Depois de ver um menino do bairro com drogas na porta da escola, Márcio Inácio Lima decidiu fazer a diferença. Em 2013, o sargento da Polícia Militar criou o Projeto Associação atlética Alicerce ‘Lutando por Cidadania’. Realizadas em três bairros da Capital, as aulas de judô são gratuitas e seguem com inscrições abertas.

Na ativa há 16 anos, o sargento conta que a iniciativa nasceu após abordar um menino de 13 anos que estava traficando drogas para outro alunos. “Quando vi que não tinha política de inclusão de esportes na região, conversei com o presidente do Clube Campestre Ipê e começamos a desenvolver o trabalho no espaço”, recorda.

Do clube, as aulas foram transferidas para outros três bairros: Pioneiros, Aero Rancho e Jardim Imperial. Em cada região, o professor de judô conquistou um polo para ministrar as aulas com o apoio de outros voluntários.

Idealizador do projeto, Márcio Inácio com os jovens atendidos. (Foto: Arquivo pessoal)
Idealizador do projeto, Márcio Inácio com os jovens atendidos. (Foto: Arquivo pessoal)

Além das 90 crianças inscritas no projeto, adultos também praticam judô pela iniciativa gratuita. Alguns, segundo o sargento, fazem aulas com as crianças como forma de incentivo. “Hoje tem até pais que para apoiar os filhos estão fazendo”, diz.

A dedicação de voluntários e, principalmente, dos alunos tem rendido bons resultados. Só neste ano, Márcio viu três alunos se classificarem e conquistarem medalhas na disputa do Brasileiro Regional da Região 4. Outros, que começaram como alunos, hoje são monitores no projeto.

Projeto Associação Atlética Alicerce ‘Lutando por Cidadania’ é realizado em três bairros e em maio chega a mais um: Nova Lima. As inscrições são gratuitas e só precisam ser feitas pelo responsável do menor. Outra exigência é que os alunos estejam matriculados na escola.

Como o projeto é solidário, o idealizador e os demais voluntários custeiam as despesas. Para ajudar os alunos, o sargento lançou a campanha do ‘quimono solidário’ com a finalidade de arrecadar uniformes para os alunos praticarem.

Veja os endereços e horários das aulas:

Rua Adriano Metelo, 472, Bairro Jardim Imperial. Aulas na segunda, terça e quinta-feira, a partir das 18h30.

Rua João Oliveira Machado, 64, Bairro Aero Rancho. Aulas na segunda, quarta e sexta-feira a partir das 18h30.

Rua Baronesa de Itu,1684, Bairro Pioneiros. Aulas na segunda, quarta e sexta-feira, a partir das 18h30.

Interessados em contribuir com o projeto podem entrar em contato com o sargento através do (67) 99265-0503

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias