Pilotos da Fórmula 4 usam pista da Capital como preparação para etapa de Goiânia
Autódromo Internacional de Campo Grande serve como base de treino para jovens promessas do automobilismo
Enquanto aguardam ansiosos pela 5ª etapa da Fórmula 4 Brasil, programada para 23 de outubro, em Goiânia (GO), jovens pilotos que almejam disputar as principais categorias do automobilismo do mundo aproveitam o traçado do Autódromo Internacional Orlando Moura, em Campo Grande, como local de preparação.
A Fórmula 4 Brasil, nova categoria de base do automobilismo nacional, teve sua estreia em 2022. O campeonato certificado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) preenche um lacuna do Brasil para pilotos que saem do kart, mas que antes eram obrigados a irem para Europa, Estados Unidos e outros países para adquirir experiência na jornada rumo à F1 ou outras modalidades do automobilismo.
O grid da primeira temporada conta com quatro equipes, cada uma delas com quatro pilotos, totalizando 16 competidores em busca do título. Pelas regras, os jovens pilotos são proibidos de treinaram em circuitos que fazem parte do calendário oficial da competição. Diante do impedimento, equipes buscam traçados desafiadores como o de Campo Grande para realizar os treinos.
Vindo do Kart na classe de Graduados, Nicholas Monteiro, 16 anos, acumula em sua carreira o título do Sul-Brasileiro de Kart na classe Novatos em 2021 e pódio na Copa Brasil de Kart na classe Novatos, também em 2021. Na Fórmula 4 Brasil, o piloto da TMG Racing, ocupa a 4ª colocação com 72 pontos somados.
“A principio almejo chegar na Indy Pro 2000, que é uma porta de entrada para a categoria light e futuramente disputar a categoria principal da competição”, declarou o jovem piloto que acelerou na pista da capital.
Encantado com o traçado, Alexandre Monteiro, o pai coruja que acompanha a promessa do automobilismo durante todo o torneio, rasgou elogios para o filho e para a pista da Capital. “Ele é uma joia que precisa ser lapidada. A pista é uma das melhores e mais segura do país, o que falta é cuidado para que volte a brilhar”, comentou.
A Fórmula 4 Brasil utiliza carros semelhantes aos modelos da Fórmula 1. Todos os 16 carros são dotados inclusive do halo para evitar ferimentos graves em dezenas de acidentes, com motor 1.4, com 176cv de potência, podendo alcançar 220 km/h e cambio de 6 marchas + ré.
Campeão do Brasileiro de Kart na classe novatos em 2021; bicampeão do Open do Brasileiro de Kart; campeão paulista da classe Novatos; campeão paranaense e catarinense, João Tesser, 20 anos, começou no Kart aos 18 anos e sonha em disputar a elite da Stock Car.
“É uma oportunidade de me preparara para as categorias superiores e é um privilegio ter um carro para treinar, nem todos podem ter”, frisou o membro da equipe Cavaleiro Sports que corre com o carro que conquistou a Fórmula 4 em Dubai 2018.
Além dos pilotos que usaram Campo Grande como local de treinamento, o campeonato ainda conta com sobrenomes conhecidos no automobilismo brasileiro, como Fernando Barichello, filho de Rubens Barrichello; Nicolas Giaffone, filho do piloto e comentarista, Felipe Giaffone e também com Aurélia Nobels, que se destaca por ser a única representante do sexo feminino no grid.
A quinta e penúltima etapa da temporada 2022 está marcada para os dias 22 e 23 de outubro e no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, capital de Goiás. A pista é considerada uma das mais seguras do país, com largas áreas de escape e três opções de traçado, sendo o principal deles com 3.835 metros.