Tribunal terá apoio dos estados contra manipulação de resultados no futebol
Campo Grande recebe simpósio ‘Justiça Desportiva Brasileira’ com objetivo de incentivar futebol em MS
Começou nesta quinta-feira (2) o Simpósio Justiça Desportiva Brasileira – Perspectivas e Práticas, realizado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Durante a abertura do evento, o presidente do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), José Perdiz de Jesus, afirmou que vai contar com os estados para ajudar em dois pontos prioritários da Corte.
“Temos que combater a violência no futebol e vamos nos “debruçar” sobre manipulação de resultados com parceria dos Estados. Porque o dia que o esporte perder a sua imprevisibilidade, ele faliu. Agradeço muito ao governador Eduardo Riedel por colocar o esporte no radar da sua gestão”, ressaltou.
Destacando a importância do futebol para a população, o governador convocou todos a participarem da missão de reerguer o esporte sul-mato-grossense. “Essa é uma forma de levar Mato Grosso do Sul para fora do país e formar nossas crianças. Estamos nessa cruzada para viabilizar um futebol mais forte. Essa não é uma missão só do Estado, mas de todos para ter um espaço que pode transmitir valores e riquezas do Estado”.
Riedel assegurou que é preciso da participação de todos nesse processo. “Trazer a iniciativa privada é importante já que o resultado é um só. Não vamos fugir da nossa responsabilidade e convoco todos a se unir nesse processo. O STJD está convidado a vir todos os anos fazer simpósio no Estado”.
De acordo com o presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), o desembargador Sérgio Martins exaltou a satisfação de promover o debate sobre o esporte em Campo Grande e disse que é uma forma de corrigir uma ausência histórica do tema no juizado sul-mato-grossense.
“Teremos espaço para troca de conhecimento fundamental que beneficiam a prática desportiva. Serão lançados o juizado especial dos torcedores e dos grandes eventos, já que os eventos se tornarão mais frequentes no Estado, pois vemos no Executivo uma vontade de receber essas atividades. Acredito que isso vá prosperar com a criação do centro de conciliação e mediação para resolver questões sem que precise passar por um juiz, como exemplo o final da estadual. Se tivesse sido algo mais grave poderia ter que passar por um juizado”, exemplificou.
Para o presidente da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul), Bitto Pereira, a iniciativa do TJMS é memorável. “Na pessoa do presidente Sérgio Fernandes Martins, parabenizo o TJMS por essa importante iniciativa, que resultará em novo campo de trabalho para advocacia sul-mato-grossense”.
Programação – Na sexta-feira (3), os auditores da maior corte do futebol participarão do painel "Explorando os desafios e oportunidades para o desenvolvimento esportivo". O encontro visa debater os principais temas e funcionamento da Justiça Desportiva e contará ainda com a participação dos paratletas olímpicos Fernando Rufino (canoagem) e Yeltsin Jacques (atletismo), além do presidente do TJMS. O segundo dia será realizado no Centro Cultural José Octávio Guizzo, das 8h às 12h30.
Também na programação está previsto o lançamento oficial do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos, aprovado na última sessão do Órgão Especial do TJMS, realizado no dia 17 de abril.
O simpósio é uma realização do Poder Judiciário de MS em parceria com o STJD, Governo do Estado, por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).
As inscrições seguem abertas e podem ser realizadas pela secretaria virtual da Escola Judicial do Estado de Mato Grosso do Sul (Ejud-MS) no link https://sejud.tjms.jus.br/secretaria/login..
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.