Cidade Morena agora é Dourados, segundo o Ratinho
Cidade dos morenos - Dourados pode não ser a Cidade Morena, mas para o apresentador Ratinho, é a “cidade dos morenos”. Ele deu uma declaração, no mínimo, peculiar sobre o município, durante o programa dele na Rádio Massa. Ao destacar a beleza do município sul-mato-grossense, ele exaltou a produtividade agrícola da região e a paisagem dos “milharais”, mas foi além, ao descrever os moradores como “morenos bonitos”, contrastando com um suposto “moreno cor de minhoca”.
Moreno jambo? - O comentário, carregado de uma tentativa confusa de elogio, pode ser interpretado como mais um exemplo do linguajar espontâneo e desajeitado do apresentador. “Você vê o quanto que esse país é produtivo, você vê o povo de Dourados, como é que é um povo, aquele moreno bonito, sabe, aquele moreno bonito, não é aquela cor de minhoca não, é o moreno bonito. Tem uns moreno que é cor de minhoca, lá é moreno jambo, é o moreno bonito”, disse ele.
Fim da lua de mel - As rusgas políticas entre o prefeito Marçal Filho (PSDB) e a vice Gianni Nogueira (PL) começaram bem antes do esperado. Empurrada “goela abaixo” pelas cúpulas nacionais dos dois partidos em 2024, a aliança deve durar pouco. A atuação de Gianni Nogueira, como se fosse a prefeita eleita, cumprindo agendas próprias e sem citar o titular do cargo, incomoda o staff de Marçal Filho.
“Melhor vice-prefeita do Brasil” - Nesta semana, Gianni esteve em Brasília e foi recebida pela senadora Damares Alves (Republicanos). No encontro, a ex-ministra do governo Bolsonaro disse que Gianni foi eleita para ser “a melhor vice-prefeita do Brasil”. Mulher do deputado federal Rodolfo Nogueira (PL), Gianni era totalmente desconhecida até pouco tempo. A chapa foi eleita com votação histórica, graças à popularidade de Marçal Filho, radialista e político há três décadas.
Sai Três Lagoas, entra Corumbá - A Azul segue com sua estratégia de readequação de malha aérea e, no mesmo dia em que anunciou fim de voos para Três Lagoas, divulgou investimento em Corumbá. A Azul Viagens lança um novo roteiro de pesca esportiva em Mato Grosso do Sul. O pacote inclui voos diretos de Campinas para o Pantanal, além de hospedagem all inclusive a bordo de barcos hotéis e atividades guiadas nos principais rios da região. A estratégia da empresa sugere uma priorização de rotas mais rentáveis e exploráveis turisticamente.
Devagar - Os deputados estaduais estão voltando aos pouco ao ritmo de trabalho. Na primeira semana do ano legislativo, os parlamentares aprovaram apenas um projeto de lei, na sessão da última quarta-feira (5). Ontem nem projeto entrou na pauta. O presidente da Casa, deputado Gerson Claro (PP) já havia adiantado que a Ordem do Dia ficaria suspensa para a reunião com os líderes de blocos e bancadas.
30 minutos - Sem projetos pautados, a segunda sessão ordinária do ano não durou nem 30 minutos. Os trabalhos legislativos começaram faltando pouco minutos para às 10h. Nos poucos mais de 25 minutos de sessão, os deputados apresentaram projetos e indicações.
Trabalho continua - Mesmo com o fim da sessão the flash, a maioria dos parlamentares continuou no plenário para discutir as mudanças na Casa. Em um canto, a bancada do PL conversava, do outro, parte dos deputados da atual CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) articulavam: Pedro Caravina (PSDB), Pedro Pedrossian Neto (PSD), Antonio Vaz (Republicanos), além dos deputados Paulo Duarte (PSB) e Rinaldo Modesto (Podemos).
Mais uma - O deputado estadual José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, juntamente com outros parlamentares, solicitou, à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, a criação da Frente Parlamentar em defesa da Rota Bioceânica Rodoferroviária e Energética. Essa frente atuará de maneira unificada, independentemente das filiações partidárias, e será coordenada pelo autor do requerimento. A principal missão da frente será acompanhar investimentos e ações para a implantação da Rota Bioceânica e discutir políticas públicas relacionadas ao projeto.