Velha polêmica na escala tem de ficar para 2026, defende patrão
Velha polêmica - Embate entre patrão e empregado volta à pauta. O presidente da Fiems, Sérgio Longen, criticou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para reduzir a jornada de trabalho de 44 para 36 horas semanais, sem diminuição de salários. Segundo ele, a medida, em discussão no Senado, surge em um momento delicado de retomada econômica e pode impor custos adicionais ao setor produtivo, sem possibilidade de repasse ao consumidor, afetando a competitividade das empresas. Longen defende que o debate seja adiado para 2026.
Qualificação - A Câmara de Campo Grande lançará, em maio, o programa “Pronto Pro Trabalho”, com 10 mil vagas gratuitas em 40 cursos do Senai. A parceria com o Sistema Fiems prevê aulas presenciais nos bairros e encaminhamento ao mercado. Totem para inscrições será instalado na Casa de Leis a partir do dia 30 deste mês. A ação busca conectar quem procura emprego às vagas disponíveis em MS.
Feriadou - Os vereadores e servidores da Câmara Municipal vão poder aproveitar feriadão da Paixão de Cristo, na sexta-feira (18), e de Tiradentes, na segunda-feira (21). Decreto da Mesa Diretora, assinado pelo presidente da Casa, vereador Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), também concedeu ponto facultativo na quinta-feira (17). Com isso, o expediente será retomado apenas na terça-feira (22).
Pé atrás - Apesar das melhores expectativas, representantes da Aprosoja (Associação de Produtores de Soja de MS) preferem o silêncio em relação ao possível aumento das exportações diante de "tarifaço" imposto pelos EUA à China. Por aqui, ninguém conta com o ovo dentro da galinha. O medo é que as duas potências façam as pazes e joguem água fria nos planos de super venda brasileira.
Vermelhou - Nem só de reunião e embate político vive a bancada do PT em Mato Grosso do Sul. As principais lideranças do partido se reuniram para um café da manhã no fim de semana. O encontro teve a participação dos deputados federais Vander Loubet (PT) e Camila Jara (PT), os deputados estaduais Pedro Kemp (PT) e Zeca do PT, além da vereadora Luiza RIbeiro (PT).
Na estrada - A senadora sul-mato-grossense, Soraya Thronicke (Podemos) caiu na estrada no último fim de semana e conseguiu até curtir um show durante as agendas no interior. No roteiro estava a comemoração dos 127 anos de Coxim, com direito ao show de João Bosco e Vinicius. A parlamentar gravou com a dupla e cantou os sucessos sertanejos.
"Pejota" - O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, por maioria, suspender todos os julgamentos de recursos de trabalhadores que foram obrigados a trocarar a CLT pela "pejotização" e anunciou que irá estabelecer uma tese com repercussão geral sobre a prática em que empresas contratam trabalhadores como pessoas jurídicas para reduzir custos. A discussão foi provocada por uma série de recursos contra decisões da Justiça do Trabalho, que frequentemente reconhece vínculo empregatício nesses casos.
Muita confusão - A medida analisará duas questões centrais: quem tem a responsabilidade pela prova em casos que alegam fraude contratual, e se é lícita a contratação de prestadores de serviço como PJ. A "pejotização" tem se tornado comum, especialmente entre motoboys e profissionais da saúde e tecnologia, impulsionada pelo crescimento do modelo MEI (Micro Empreendedor Individual) — que já representa 22% dos jovens trabalhadores, segundo a Receita Federal.
Pão liberta – Criada em 2021 pelo juiz Albino Coimbra Neto, a Padaria da Liberdade, instalada no presídio semiaberto da Gameleira, está prestes a atingir a marca de 1 milhão de pães doados para instituições beneficentes de Campo Grande. O projeto é mantido pela 2ª Vara de Execução Penal e financiado com parte do salário dos presos que trabalham em convênios externos.
Até maio - Produzindo cerca de 5 mil pães por dia – número que deve chegar a 7 mil com recente ampliação –, a padaria abastece presídios e doa 1.500 pães diariamente a entidades como o Hospital Nosso Lar, Pestalozzi e São Julião, via programa Mesa Brasil, do Sesc. São 2 toneladas distribuídas desde 2021. O "recorde" deve ser batido em maio.