ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, QUINTA  26    CAMPO GRANDE 22º

Jogo Aberto

Deputado defende "guerra" para fim do conflito com indígenas

Por Fernanda Palheta | 26/09/2024 06:00
Deputado durante sessão na Assembleia nesta quarta-feira. (Foto: Assessoria)
Deputado durante sessão na Assembleia nesta quarta-feira. (Foto: Assessoria)

Só com guerra - Maior inimigo das demarcações de terras, o deputado estadual José Teixeira (PSDB) não consegue ver uma saída tranquila para o impasse entre indígenas e fazendeiros aqui em Mato Grosso do Sul. “Eu acho que a melhor coisa que poderíamos ter dentro do campo é a guerra. Quem sabe a guerra resolveria esse problema. Tem que ter guerra”, enfatiza radicalizando mesmo.

Em New York - O assunto chegou à fachada de prédio em Nova lorque. A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil projetou contra o ministro Gilmar Mendes, por conta da discussão do Marco Temporal no STF. Chefes de Estado de todo o mundo estão reunidos lá para a Assembleia Geral das Nações Unidas. O pedido é pela suspensão da lei aprovada no Congresso que estabelece a Constituição de 1988 como marco para registro das terras em nome de quem estava na área naquele ano.

Sugestão de look - O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro (PP) convidou todo os deputados e servidores para participarem dos "aulões" preparatórios para a segunda edição da Corrida dos Poderes. As atividades serão realizadas todas as quartas até o evento, na rampa da Casa de Leis, às 16h30. "Já separa a roupinha de ciclista".

Duas tentativas - Pela segunda vez, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, desmarcou vinda a Campo Grande para apoiar publicamente a candidatura da deputada federal Camila Jara (PT) à prefeitura da Capital. Era para vir no sábado passado, remarcou para o próximo, mas voltou atrás por "incompatibilidade de agendas".

Empate – No “Climômetro”, ferramenta criada pela Agência Pública para medir a preocupação dos candidatos a prefeito com as questões climáticas, quem está na disputa pelo comando da Prefeitura de Campo Grande aparece empatado. Na nota de 0 a 5, Adriane Lopes (PP), Camila Jara (PT) e Rose Modesto (UB) aparecem com 4,8, enquanto Beto Pereira (PSDB) pontuou 4,6 e Beto Figueiró (Novo) obteve 4,4.

Cálculo – A nota, que representa o grau de preocupação dos candidatos com o tema, é calculada de acordo com as respostas para afirmações como: “Eu acredito que as mudanças climáticas são reais e são provocadas pela ação humana”. São 5 questões e por fim, os candidatos deixam um comentário.

CPI das Bets - Apesar de votar pela regulamentação das bets, a sul-mato-grossense, senadora Soraya Thronicke (Podemos) protocolou um pedido de CPI das “Bets” ilegais. A iniciativa veio depois de pedido de prisão do cantor Gusttavo Lima e da advogada Deolane Bezerra. A justificativa é “a descoberta de valores exorbitantes movimentados por essas plataformas, que poderiam estar sendo utilizadas para mascarar atividades ilícitas”.

Poder da união - O nome do candidato a prefeito de Corumbá, o médico cirurgião Gabriel Alves de Oliveira (PSB) já mostrou que tem o poder da união. Desde a pré-campanha ele tem unido ex-adversários, como os ex-governadores André Puccinelli (MDB) e Reinaldo Azambuja (PSDB). Agora mostrou que pode unir parlamentares de campos opostos. Durante a sessão desta quarta-feira (25), o deputado Paulo Duarte fez questão de registrar elogio ao deputado Carlos Alberto David (PL).

Discurso memorável - Duarte ressaltou o discurso de David durante um encontro político para promover o candidato do PSB na Cidade Branca. "Corumbá ontem teve um encontro memorável com milhares de pessoas. E teve um discurso histórico de um grande amigo que ficará nos anais da história de Corumbá. Coronel David declarando apoio ao Dr. Gabriel num discurso memorável", descreveu.

Não morre pagão -  Durante ainda lembrou que o ex-governador tucano, Reinaldo Azambuja, o deputado federal Geraldo Resende [PSDB] e o deputado estadual Jamilson Name [PSDB] também participaram do evento. "Quem tem amigo não morre pagão", justificou as menções.

Nos siga no Google Notícias