Deputado faz post fake em dia de Parada LGBT
Fora de contexto – No mesmo dia em que ocorreu a 27ª Parada do Orgulho LGBT+ em São Paulo, o deputado federal por Mato Grosso do Sul, Marcos Pollon (PL), publicou um vídeo que caiu na verificação do Instagram por estar “fora de contexto”, conforme classificou a plataforma. A imagem mostra uma apresentação de pole dance em uma cruz feita em abril, em São Francisco, nos EUA (Estados Unidos da América), mas o deputado usou para afirmar “o que vemos é uma minoria usar de forma desrespeitosa a fé da maioria do povo brasileiro para tentar impor as suas ideologias”.
Alerta – Pollon não foi o único a fazer a falsa referência no domingo (11). Segundo a Reuters, postagens relacionando o vídeo, do grupo de pessoas queers e trans dos EUA, ao evento brasileiro somavam mais de 16,4 mil visualizações no Facebook, no Instagram e no TikTok, na segunda-feira (12). A Reuters Fact Check localizou a origem das imagens e o Instagram colocou alerta no rodapé dos vídeos, que foram publicados induzindo seguidores a acreditarem que as imagens foram feitas no Brasil.
Nem aí – O deputado não se importou em propagar desinformação e os seguidores também demonstraram não estar preocupados com o alerta do Instagram. Até o fim da tarde de ontem, mais de 48 horas após a publicação, ele havia mantido o post questionando se aquele comportamento não se tratava de “intolerância religiosa”. “Se você reclamar, é homofóbico”, afirmou.
Likes a mais – E não é que a polêmica relação entre a religião e homofobia rendeu engajamento. Muito mais que a média da maior parte dos Reels do deputado, o vídeo rendeu 180 mil visualizações.
Comentários – Um seguidor questionou o que o deputado iria fazer para “coibir esse tipo de ação”, outro lamentou “o dinheiro de cristãos usado na parada”, alguns xingaram, enquanto um cristão dispensou ofensas e citou as palavras de Jesus, relatadas no evangelho segundo Lucas: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo”.
Tô fora! – O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL) afirmou que recebeu um pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro para sair candidato a prefeito em Dourados, porém o parlamentar não atenderá a solicitação e continuará na Câmara Federal. Como presidente do PL em Mato Grosso do Sul, ele disse estar conversando com lideranças para que o partido lance candidatura própria no município.
Aliança desfeita à vista – Já o prefeito Alan Guedes (PP) afirma que concorrerá à reeleição pelo Progressistas, partido da senadora Tereza Cristina, que trabalhou o ano passado para eleger Eduardo Riedel (PSDB). Mas com isso, pode ser que Dourados seja disputada por “ex-aliados”, já que tucanos, presididos por Reinaldo Azambuja, também pretendem lançar candidato.
Homenagem merecida – O dia 18 de abril passa a ser em Mato Grosso do Sul o Dia Estadual do Artista Visual. A homenagem foi criada pelos deputados e sancionada pelo governador Eduardo Riedel na segunda-feira (12). A data criada na Assembleia faz referência a dois gigantes nordestinos que deixaram a beleza de sua arte marcada no Estado.
Corumbá no coração – Os deputados fazem menção à piauiense Izulina Gomes Xavier, que viveu 97 anos e partiu em 2022. Ela viveu e produziu um vasto material em Corumbá, onde se instalou. O destaque são as imagens da Via Sacra e a estátua de Cristo no alto do Morro do Cruzeiro, conhecido como Morro do Cristo Rei do Pantanal, um cenário icônico de Corumbá, com o rio Paraguai correndo ao fundo.
Cores vivas – O outro nome lembrado é do baiano Isaac de Oliveira, falecido aos 66 anos em 2019, após uma luta contra o câncer. Isaac deixou um trabalho marcante, de fácil reconhecimento, com cores exuberantes em telas que viajam o mundo, com pinturas de ipês, peixes e pássaros pantaneiros.