Diretor da Sanesul deve assumir comando do Detran
Troca troca - O atual diretor-presidente da Sanesul deve assumir o comando do Detran/MS. O nome de Luiz Carlos da Rocha Lima só não foi divulgado porque o governo ainda não definiu quem ficará no lugar dele na empresa de saneamento. Também é indefinido o destino da Agesul. Ex-prefeito de Laguna Carapã, Luiz Rocha Lima assumiu a Sanesul em 2015. Antes era diretor de administração e finanças da empresa.
Na lida – O suplente Coringa (PSD), um dos detentores de mandato-tampão por Mato Grosso do Sul na Câmara dos Deputados, esforça-se para justificar os cerca de R$ 34 mil (mais penduricalhos como as verbas indenizatórias e de gabinete) de salário em janeiro. Nesta segunda-feira (7), anunciou ter “conquistado” emenda de R$ 100 mil para a compra de equipamentos ao Hospital de Câncer e a doação de parte do seu salário as instituições que combatem a doença.
Adiante – O deputado federal explicou, via assessoria, que encaminhará emenda à bancada federal para favorecer o HC, mas que caberá ao colega de bancada e de partido, Fábio Trad (PSD), que segue na Câmara, pelo menos, até 2022, conduzir a proposta. Coringa discutiu a iniciativa no hospital, que agora apresentará suas demandas. A unidade hospitalar e a Associação de Amigos das Pessoas com Câncer ainda receberão parte do salário do deputado, em percentual não divulgado.
Aposentou – Médico de carreira da Prefeitura de Campo Grande, o vereador Wilson Sami Saauma Ibrahim (MDB) teve deferido pela prefeita interina, Adriane Lopes (Patriota), a concessão de aposentadoria voluntária por idade e tempo de serviço “com proventos integrais”, incuindo vencimento e vantagem pecuniária pessoal e funcional. Decreto nesse sentido foi publicado nesta segunda-feira (7) no Diário Oficial da Capital.
Debate – A Câmara da Capital realiza às 9h desta terça-feira (8) reunião para discutir ações adotadas contra o fechamento de escolas estaduais no município. A proposta partiu do vereador Valdir Gomes (Progressistas), presidente da Comissão de Educação da Casa e que na sexta-feira (4) antecipou ao Campo Grande News a convocação do debate, que vai focar o fechamento de quatro unidades de ensino no município.
Mais duas – Gomes participou na sexta-feira do protesto de alunos da Escola Estadual Otaviano Gonçalves da Silveira Junior, que funciona dentro do Residencial Flamingos (no Lar do Trabalhador) e estaria sendo fechada devido aos altos valores para manutenção da unidade no local. As escolas Riachuelo (concentrada em Avanço de Jovens no Aprendizado) e Zamenhof também serão fechadas.
Pela Funai - A Associação Juízes para a Democracia divulgou carta aberta em favor dos direitos dos povos indígenas, depois da Medida Provisória que retirou da Funai a atribuição de identificar, delimitar e demarcar terras indígenas.
Clamour - No documento, a entidade nacional considera a medida meramente produtivista e “clama” pela sobrevivência da Funai, por ser o único órgão que “presta solidariedade aos povos indígenas no atual momento em que a violação de seus diretos parece intensificar-se”.
Mais juros - O novo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães , anda defendendo juros mais altos para quem sempre contou com a benevolência do banco público. Na avaliação dele, apenas pessoas de baixa renda, que se enquadram nas regras do Minha Casa Minha Vida, devem ter direito a juros baixos.
Sem FGTS - A classe média dever ser a primeira a sentir as mudanças na Caixa, na hora de financiar imóveis, os juros podem subir. Outra mudança defendida por ele é o uso do FGTS apenas em empréstimo habitacional para a população de baixa renda