ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 27º

Jogo Aberto

Equipe adia entrega do relatório de transição do governo

Anahi Zurutuza e Jéssica Benitez | 17/12/2022 07:00
Eduardo Riedel, o governador eleito, entre José Carlos Barbosa, o coordenador da transição, e Ana Carolina Nardes, também integrante da equipe. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Eduardo Riedel, o governador eleito, entre José Carlos Barbosa, o coordenador da transição, e Ana Carolina Nardes, também integrante da equipe. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Atraso – Ficou para a próxima segunda-feira (19) divulgação do relatório assinado pela comissão de transição do governador eleito em Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB). Liderado pelo futuro vice-governador e atual deputado estadual José Carlos Barbosa (PP), os integrantes estavam reunidos nesta sexta-feira para finalizar os trabalhos. Inicialmente, o dia 16 era a data para a entrega do documento.

Folga – No dia 20 de dezembro começa o recesso Judiciário. Servidores, juízes e desembargadores só voltam ao trabalho no dia 9 de janeiro. Por isso, o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) suspenderá prazos processuais, a realização de publicações de acórdãos, sentenças e decisões, bem como intimações de partes ou advogados.

Plantão – Durante a folga, a Justiça trabalhará em regime de plantão. Advogados poderão peticionar por meio eletrônico e juízes analisarão pedidos de habeas corpus, mandados de segurança, medidas cautelares e demais demandas consideradas urgentes.

Agro – Mato Grosso do Sul é o segundo estado brasileiro com o maior percentual de municípios dependentes economicamente da Agricultura. No Brasil, só perde para o Mato Grosso. De acordo com a pesquisa Produto Interno Bruto dos Municípios 2020, divulgada nesta sexta-feira (16), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, por aqui, 45,6% das cidades têm o agro como atividade principal.

Top 10 – Há pelo menos cinco anos, Selvíria, cidade sul-mato-grossense de 6,5 mil habitantes, aparece entre as 10 cidades brasileiras com maior PIB (Produto Interno Bruto) per capita. 2020, o município da região do bolsão ficou em 2º lugar no ranking, porque conforme o indicador econômico indicou que por lá cada habitante gerou em média R$ 406 mil em riquezas para o País, conforme o IBGE.

Royalties – Sede da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, Selvíria, como vários outros às margens do Rio Paraná que perderam áreas por conta de empreendimentos semelhantes, recebem royalties. Daí a explicação para a receita acima da média.

Anúncio adiado – Focado na aprovação da PEC da Transição, que travou na Câmara, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adiou para a próxima semana, ou para depois do Natal, o anúncio dos nomes dos demais ministros políticos indicados pelos partidos. Não significa que desistiu da senadora Simone Tebet (MDB-MS), a quem prometeu o comando de uma pasta, segundo apurado por Ricardo Noblat, colunista político do site Metrópoles.

Apoio – O MDB decidiu apoiar a nomeação de Simone Tebet para ocupação de um ministério no novo governo. Até então, uma ala do próprio partido da senadora se opunha a considera-la como parte da cota que a sigla tem prometida no governo Lula. A mudança de posição aconteceu depois que o ex-senador e deputado eleito Eunício Oliveira, reuniu 10 senadores e 42 deputados do MDB, incluindo Simone, em jantar. “Todos fomos solidários a ela. É um quadro nosso para o futuro e temos que alimentar esse quadro. Ela foi importante na campanha para o presidente Lula”, disse o deputado à CNN.

Preparo - Escalado para o elenco da nova novela da Globo que se passará em Mato Grosso do Sul, “Terra Vermelha”, o ator Cauã Reymond já começou a se preparar para o personagem. Ele terá aulas de prosódia para aprender o sotaque sul-mato-grossense.

Sem surpresas – O intérprete de Caio na trama que deverá substituir “Travessia”, a partir de março do ano que vem, disse à coluna da Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, que gosta deste processo pré-gravações. “Gosto de me preparar bastante para os meus personagens, não gosto de chegar com friozinho na barriga”.

Nos siga no Google Notícias