ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  17    CAMPO GRANDE 30º

Jogo Aberto

Esposa de Contar “deu baile” de um ano e meio na Justiça

Anahi Zurutuza, Caroline Maldonado e Gabriela Couto | 28/10/2022 06:00
Iara Diniz, ao lado do marido, Capitão Contar (PRTB), no dia 2 de outubro, o primeiro turno das eleições. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Iara Diniz, ao lado do marido, Capitão Contar (PRTB), no dia 2 de outubro, o primeiro turno das eleições. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Baile – Alvo em ação de reintegração de posse, a publicitária Iara Diniz Contar deu “canseira” na Justiça, de pelo menos um ano e meio, para ser convocada a participar de audiência de conciliação. Isso tudo depois de “dar baile” em aposentado de 73 anos, que descobriu que ela, dona de propriedade vizinha, havia cercado área de meio hectare que pertencia a ele no Bairro Chácara das Mansões. No processo, proposto em outubro de 2019, a defesa do idoso narra toda a saga para, extrajudicialmente, fazer acordo com a esposa do então deputado estadual Renan Contar, hoje candidato ao Governo.

Sumiço – A Justiça tentou chamar Iara para a audiência primeiro pelos Correios, mas o aviso de recebimento voltou sem a assinatura por seis vezes, até que a defesa do idoso pediu que oficial de Justiça fosse enviado à agência de publicidade dela. Mesmo assim, o profissional não conseguia encontrá-la. A conciliação teve de ser remarcada quatro vezes.

Ocultação deliberada – Já em 2021, o oficial de justiça narrou em documento a dificuldade de encontrar Iara Diniz Contar, que já tinha conhecimento da ação e da audiência. Ele chamou o comportamento de "ocultação deliberada". Primeiro, recebeu a informação de que a publicitária estava em casa, pois havia sofrido reação com a vacina da covid-19. Ofereceu-se para ir até a residência dela para colher a assinatura, mas na data e hora marcadas, deu com a cara na porta. Ela havia supostamente viajado. Foi só em julho de 2021 que o oficial conseguiu fazer a convocação.

Retorno à saúdeConcursado na Prefeitura de Campo Grande, o vereador Jamal Mohamed Salem (MDB) voltou a atender no Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). Ele havia se afastado para concorrer às eleições de 2020. A revogação do afastamento foi publicada na quinta-feira (27) no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).

Emagrecimento – O urologista atende nas unidades de saúde dos bairros José Abrão, Seminário, Azaleia e Vila Nasser. Ele atua em parceria com nutricionista e educador físico, como médico palestrante, além de prescrever fórmulas para emagrecer. O médico já tem mais de 5 mil pacientes atendidos e muitos deixaram de tomar remédios para hipertensão e diabetes devido à eliminação de peso. “Todos estão contentes”, disse o médico, orgulhoso da atuação de 20 horas semanais, o que não impede o trabalho na Câmara Municipal.

A pedido – Em meio a pressão dos vereadores pela troca de secretários e após ter garantido que não vai fazer mudanças sem motivos relacionados ao desempenho do trabalho, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota), republicou em diário oficial na quinta-feira (27) a exoneração de Luciano Martins do cargo de diretor-presidente da Funsat (Fundação Social do Trabalho de Campo Grande). A republicação foi só para inserir que a exoneração há uma semana foi “a pedido” dele.

Arco-íris – Em votação para instituir mais um mês colorido no calendário de Mato Grosso do Sul, nesta semana, Pedro Kemp (PT) criticou o excesso de propostas do tipo na Casa de Leis. O projeto do Lucas de Lima (PDT) que institui Agosto Azul e Vermelho como mês da conscientização sobre a saúde vascular foi aprovado. "Vai acabar virando um arco-íris. Todo mês tem uma cor diferente."

Crianças e animais – O vereador Marcos Tabosa (PDT) quer tornar obrigatória a colocação de telas de proteção nas janelas e varandas de apartamentos que tenham animais e ou crianças de até 12 anos de idade. O projeto de lei prevê que a multa seja definida pela prefeitura e espera avaliação das comissões para ir à votação entre os parlamentares.

Aleatório – O vereador argumenta que “são frequentes e inúmeras as notícias de crianças e animais que sofrem acidentes caindo de janelas e sacadas”, mas não cita nenhum caso específico na Capital.

Agendas – Capitão Contar diz que vai passar a sexta-feira (27) viajando por Maracaju, Sidrolândia, Jardim e Bonito. No último dia útil da campanha, Eduardo Riedel (PSDB) também vai ao interior, para Naviraí e Jardim, onde participa de carreata e caminhada, pela manhã. À tarde, estará em Ladário e Corumbá.

Nos siga no Google Notícias