ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, DOMINGO  12    CAMPO GRANDE 25º

Jogo Aberto

Livros exaltam memória de dois Trad

Marta Ferreira | 04/12/2018 06:00

Nelson – O jornalista Oscar Ramos Gaspar lança às 18h30 do dia 7, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, o livro “Nelson Trad: uma vida para valer”, que marca os sete anos do adeus ao político sul-mato-grossense, morto em 2011. A biografia também foi lançada em alusão aos 75 anos da Independência do Líbano, de onde veio a ascendência dos Trads.

Radiografia – Gaspar se dedicou por dois anos para elaborar a obra, reunindo mais de 70 depoimentos para traçar o perfil, a trajetória política (incluindo a cassação do mandato de vice-prefeito e suspensão dos direitos políticos na ditadura) e a carreira profissional de Nelson Trad, um notório advogado criminalista. A paixão pelo futebol, notória na vida do ex-deputado federal, também está no livro.

Outro Trad – No dia 13, será a vez do lançamento de “Vida após a morte no júri”, projeto foi deixado inacabado pelo criminalista Ricardo Trad. A obra sai do papel quase dois anos depois da morte de Ricardo, em janeiro de 2017.

Caso emblemático – Ricardo Trad ficou notabilizado por sua atuação em casos de júri popular. No livro, trata de um caso bastante famoso no meio jurídico, em que uma carta psicografada ajudou a absolver um réu.

De volta para o futuro – Em 2011, o então deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB) apresentou indicação para levar médicos recém-formados pelas faculdades públicas para o interior do país. A mesma ideia está em estudo, hoje, pelos integrantes do futuro governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).

Estamos bem – Ao lançar nesta segunda-feira o planto de segurança para o fim de ano em Campo Grande, Reinaldo voltou a dizer que os índices de Mato Grosso do Sul na área são positivos. O governador lembrou que o Estado é considerado o terceiro mais seguro e a Capital é a campeã no quesito.

Tô pronto - Na mesma solenidade, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira disse que está “à disposição do governador” para continuar no cargo. Afirmou, porém, que não recebeu ainda informação se continua ou não. Delegado de Polícia Civil, ele completa no dia 19 de dezembro um ano no comando da pasta, na qual substituiu José Carlos Barbosa (DEM), que voltou à Assembleia Legislativa para disputar a reeleição, objetivo alcançado.

Homenagem – Campo Grande tem um dia dedicado aos bancários, que é comemorado em 28 de agosto. Mas só ontem, cinco meses depois, a Câmara realizou sessão solene para entregar homenagens aos profissionais.

Indicações – Cada vereadores pode indicar dois escolhidos para receber a honraria. No site do Poder Legislativo municipal, foram relacionados 44 nomes. Ou seja, nem todos os vereadores fizeram suas indicações.

Da casa – Há ainda uma relação de bancários que são indicações da Câmara para a data especial. Entre eles, um nome chama atenção: o ex-governador e ex-vereador Zeca do PT, cuja origem para a política foi a partir do trabalho no Banco do Brasil, que o levou para o sindicato da categoria.

(Com Leonardo Rocha e Humberto Marques)

Nos siga no Google Notícias