Neto de deputado se filia ao "1º e único partido da vida"
De avô para neto - Nesta semana, o neto do deputado federal Luiz Ovando (Progressistas), Luiz Paulo, teve a ficha de filiação abonada pelo presidente nacional do partido, senador Ciro Nogueira. Agora, ele faz parte do "time do Progressistas Jovem!". Ele falou da emoção do momento. "Muito orgulho de fazer parte dessa história ao lado do meu avô".
Para sempre! - Do avô, ouviu que o Brasil precisa de lideranças jovem. Luiz Ovando agradeceu a presença de Ciro Nogueira, que aproveitou para dar um recado: "Bem-vindo ao seu único e último partido na vida, viu?". A resposta foi "amém".
Justificativa - Depois de vários lembretes do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro (PP), sobre a sessão solene que entregou dos títulos de cidadão sul-mato-grossense, o deputado José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT aproveitou a sessão para justificar sua ausência. O petista avisou que estará a caminho de São Paulo para uma agenda com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.
Cota para idoso - Mas após deixar a tribuna, o petista, de 74 anos, revelou o verdadeiro motivo de falta na noite de ontem à entrega das homenagens. "Segundo a liturgia da Assembleia, os idosos são dispensados. Eu, o Zé Teixeira e o Londres Machado", brincou o petista.
Trocas entre amigos - A situação de Zeca é ainda mais complicada que a dos colegas, porque a entrega é por ordem alfabética. "Eu sou o último, você acha que eu vou? Tá brincando", justificou o Zeca. Para que os homenageados não fiquem sem premiação, Zeca foi representado pelo deputado Pedro Kemp (PT), enquanto o deputado Pedro Caravina representou o colega tucano Zé Teixeria (PSDB).
Ótima data - O anúncio do dia da data eleição da Mesa Diretora, marcada para 13 de novembro, agradou especialmente o ex-governador e a bancada petista. Zeca fez questão de elogiar o dia. "Ótima data", se referindo ao número 13, legenda do Partido dos Trabalhadores, apesar de nenhum representante do PT ter chance de assumir o comando da casa.
Sétimo tucano - Com o início das articulações para a eleição da Mesa Diretora, a bancada tucana já começou a se mobilizar e deve se reunir nos próximos dias. Além dos seis parlamentares do PSDB, o líder do grupo, deputado Jamilson Name (PSDB), disse que já conta com o reforço do deputado Paulo Duarte (PSB). "São seis do PSDB e o Paulo que é PSB, mas é como se fosse do PSDB, né", brincou.
Patrimônio nacional - A PEC (Proposta de Emenda Constitucional) da senadora Tereza Cristina (PP) foi aprovada nesta quarta-feira (30) por unanimidade na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado e garante a mudança da Constituição Federal e inclui o Pantanal sul-mato-grossense como patrimônio nacional.
Cadastro nacional - O Senado aprovou na quarta-feira (30) projeto de lei que cria Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais. A nova legislação é uma réplica da lei criada pelo deputado estadual Carlos Alberto David (PL), em 2017 e que segue em vigor em Mato Grosso do Sul. A iniciativa previne crimes sexuais contra crianças e adolescentes, criando uma lista de indivíduos condenados por estupro, tráfico de pessoas para exploração sexual e corrupção de menores.
Adriane e Lula - Uma das manchetes do site Metrópoles desta quinta-feira (31) chamou a atenção. Dizia: "Aliada de Bolsonaro eleita em MS quer boa relação do Governo Lula". O título traduziu o que disse a prefeita Adriane Lopes (PP) em entrevista sobre manter relação de respeito com a gestão petista. "Tenho estado em Brasília quando necessário para destravar recursos, mostrar resultados e pactuar novas metas. Não tivemos problema e, acredito que daqui para a frente também não vamos ter", declarou.