Porcos, hamsters e jacarés viram assunto na Assembleia
Bafafá – A novela da cassação da prefeita de Miranda, Marlene Bossay (MDB), parece não ter fim. Horas depois do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) tomar a decisão de tirá-la do cargo, ainda na noite desta segunda-feira (22), chegou ao MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) denúncia de que a família da emedebista estava atrás de patrocínio para “comprar um desembargador” .
Brigas de prints – Print da denúncia, que tramita sob sigilo, circula em grupos de WhatsApp. Advogado que representa um familiar da prefeitura garante, porém, que as acusações são fakes e se tratam de intrigas da oposição, uma vez que vereador que se opõe a administração na Câmara da cidade também foi printado pedindo que o conteúdo da denúncia fosse espalhado.
Vacation - O governador Reinaldo Azambuja terá duas baixas em maio. O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, e o secretário de Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, entram de férias. Mas os dois só ficam 15 dias longe do trabalho.
Adjuntos - Na segunda quinzena, os dois já estarão de volta. Até lá, no lugar deles, assumem os adjuntos. Ricardo Senna responderá por Verruk e Flávio César Mendes de Oliveira assume interinamente a Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica.
Mundo pet - O deputado Lídio Lopes (Patri) não gostou das brincadeiras dos colegas sobre o seu projeto, que permite a entrada de animais de estimação em hospitais, para visitar os pacientes. "Sempre tenho muito respeito pelos projetos dos colegas e nunca uso termos pejorativos para falar sobre eles". Ele mencionou que alguns deputados disseram que a proposta permitia a ida de "porco ou papagaio" às unidades, quando a matéria especifica que são apenas os animais domésticos.
Hamsters e jacarés - A indireta pode ter sido para Pedro Kemp (PT), que quando foi falar sobre o projeto ironizou dizendo que tinha muitas dúvidas sobre a proposta, já que se poderia levar "hamsters ou até jacarés" para visitar os pacientes nos hospitais. O petista votou contra a matéria, ao dizer que as unidades de saúde "não tem lugar nem para pacientes".
Arquivados - O deputado João Henrique Catan (PR) voltou a reclamar das decisões da CCJR, que em alguns casos, está arquivando projetos, sem ao menos chegar ao plenário. Ele que é membro da comissão, defende que proposta sejam debatidas pelos 24 deputados e não fiquem rejeitadas já no grupo de trabalho. Se uma matéria leva cinco votos contrários lá, sequer vai a votação no plenário.
Dodge aqui – Paulo Passos assume formalmente hoje, em solenidade às 17h na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Campo Grande, o cargo de presidente do CNPG (Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União). A procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, é aguardada. Passos foi aclamado para o cargo em reunião no dia 27 de março, em Brasília.
Frustração - Durante o Fórum dos Governadores em Brasília, o grupo tinha a esperança de que ontem fosse, finalmente, divulgado o plano nacional de ajuda aos estados, mas não foi desta vez. O governo federal informou que as medidas devem sair só nas próximas "semanas"