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Jogo Aberto

Secretário pega na enxada, "faz ao vivo e coloca mão na massa"

Ângela Kempfer | 29/04/2023 07:00



Mãos à obra – Durante visita a obras do Governo de Mato Grosso do Sul em Três Lagoas, Eduardo Rocha, o chefe da Casa Civil, resolveu “tomar” a enxada das mãos de trabalhador para mostrar que sabe manejar o instrumento. Ele encarou o trabalho braçal de camisa e calça social, ajudando a nivelar a terra de um canteiro. A demonstração do secretário foi fiscalizada o tempo todo pelo dono da ferramenta, que visivelmente se divertiu com o desempenho de Rocha.

Faz ao vivo - "Aproveitei para mostrar que quem sabe fazer, faz ao vivo e coloca a mão na massa. Sextou com muito trabalho!", postou o secretário nas redes sociais, avisando que a agenda em Três Lagoas envolvia visitas às frentes de trabalho nos bairros Bela Vista, Santa Luzia, Santos Dumont, São Carlos e Nossa Senhora Aparecida e da Avenida Custódio Arews, que vão deste pavimentação, recapeamento ao saneamento.

Piscinas de sujeira - Nesta semana, ao falar sobre metas e realizações, o governador Eduardo Riedel (PSDB) destacou o avanço dos investimentos em saneamento básico. Segundo ele, são retirados dos rios volumes de esgoto equivalentes a 2 mil piscinas olímpicas por mês. Cada uma comporta o volume de 2,5 milhões de litros de água. Riedel lembrou que o desafio é elevar Mato Grosso do Sul ao primeiro lugar entre os estados a universalizar os serviços de água e esgoto tratados, com investimento de quase 400 milhões.

Vazio - A audiência publica, na Câmara Municipal, para discutir o planejamento de como será utilizado o dinheiro da Prefeitura de Campo Grande em 2024 teve participação fraca, tanto de população, quanto dos vereadores. O assunto é complexo, mas de extrema importância, porque envolve receita estimada em R$ 6,526 bilhões. A discussão sobre a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) teve até transmissão ao vivo pelas redes sociais da Casa, na tentativa de mobilizar mais gente.

Representantes do povo - Mas dos 29 vereadores, apenas quatro participaram da discussão: André Soares, o "Prof André" (Rede); Ronilço Cruz, o "Guerreiro" (Podemos); Roberto Santana, o "Betinho" (Republicanos) e Epaminondas Neto, o "Papy". Nem a vereadora Luíza Ribeiro (PT) foi vista por lá, mesmo fazendo parte da Comissão Permanente de Finanças, Orçamento e Fiscalização, que apresentou a proposta de debate em audiência pública.

Amargo - Da secretária Municipal de Planejamento e Finanças, Márcia Hokama. (Solidariedade), quem apareceu descobriu que 2024 não deve ser fácil. "A dona de casa quer o ônibus passando em frente à sua casa. Precisa de saúde quando leva seu filho à uma unidade de saúde. É necessário diminuir despesas. Muitas vezes o remédio terá que ser amargo, mas deve ser tomado para que possamos passar por uma gestão mais saudável para trazer melhorias à população e aos servidores”, afirmou.

Superlativos - O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente já separou R$ 700 mil para realizar em junho a 11ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, evento de 2 dias. E o planejamento indica um mega evento, com gastos até contestáveis em uma área que sofre com falta de estrutura, por exemplo, nos Conselhos Tutelares.

Brindes inclusos - É prevista hospedagem para até 270 pessoas, além de contratação de cerimonial e locação de um espaço, com auditório e cinco salas para trabalhos em grupo. O orçamento vai adiante, com três refeições por dia e kits com camiseta, caderno, caneta, crachá, certificado, sacola e até squeezes personalizados.

Apoio canino - Enquanto isso, a Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania divulgou edital para buscar patrocínio para a “1ª Cãominhada do Bem-Estar Animal”, prevista para 21 de maio, para alertar sobre a proteção aos animais e a realidade dos maus-tratos aos bichos.

Humanos ou não - Sem recursos para o evento, a pasta vai receber propostas de patrocínio entre os dias 2 e 10 de maio. A ideia é de obter apoio privado para reunir o maior número de humanos e animais. Por isso, busca ajuda na divulgação em mídias sociais, rádio e TV, doação de brindes e serviço veterinário. Em troca, os apoiadores poderem fazer divulgação durante a “cãominhada”.



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