Banheiro e lavanderia são ambientes chaves para ousar nas cores dos móveis
No Centro de Campo Grande, o vermelho e o turquesa surpreendem na decoração deste apartamento de 90 m²
Até então, poucos imaginavam um projeto arquitetônico exclusivo para a lavanderia, muito menos dedicaria tempo à escolha na decoração do banheiro. Mas há três meses, um casal decidiu trazer toda personalidade ao apartamento de 90 m² no Centro de Campo Grande para mostrar que usando ambientes chaves, é possível ousar e muito no uso das cores.
O projeto de decoração é assinado pela arquiteta Laís Guedes, mas a tarefa de colorir sem "passar dos limites" foi da arquiteta Melissa Casal, da Mobiliarte, que ao invés de concentrar todos os detalhes apenas em ambientes sociais, criou pequenos espaços coloridos com uso da marcenaria, para que os moradores pudessem curtir cada cantinho da casa sem que as cores caíssem na rotina.
A escolha deu certo. Em um passeio pela casa é possível caminhar por uma estética moderna ao entrar no banheiro com armário e estante de MDF vermelhos. "Quando a visita chega em casa, geralmente, o banheiro social está sempre fechado, e assim como o lavabo ele precisa ser um presente aos convidados. Então é um ambiente que dá toda liberdade para ousar", explica Melissa.
O vermelho é uma cor que o casal adora, mas por ser uma tonalidade marcante, havia o medo que com o tempo a família enjoasse de olhar para a mobília. "Com isso, a surpresa foi levar o vermelho para o banheiro e tornar o ambiente muito mais divertido. Como ninguém fica lá dentro o tempo todo, a visita e o morador sempre vão se surpreender".
A parede ganhou revestimento de papel dourado, outra tonalidade que poucos investem dentro de casa. "Existe um medo do exagero, mas não é necessário. Um papel de parede que se destaca também pode ser usado em ambientes como este e trazer muita personalidade ao espaço".
A mesma tática fui usada na lavanderia com uso da cor turquesa no armário, que deixou o ambiente mais convidativo. "Normalmente é um lugar que só os donos da casa entram, mesmo assim é possível se expressar. A escolha do turquesa é porque a cor traz uma sensação de limpeza, de água e, com a parede branca no fundo, outros tons de azul foram escolhidos para dar personalidade ao espaço. Cada losango foi a própria dona da casa que pintou", destaca a arquiteta.
Como a proposta era personalizar, os donos não queriam ideias muito amarradas na concepção dos móveis, muito menos na decoração de interiores. "Eles são um casal com personalidade bem definida e com inspiração o tempo todo. O único sonho era realmente ter uma casa para torná-la um refúgio, onde fosse possível ver a cara do ambiente e ao mesmo tempo se expressar através deles".
Esse foi o ponto de partida para reconfigurar também a área social, como o living e a sala de jantar. "A gente foi definindo a marcenaria a partir da cor de referência deles que era o marrom. Criamos um biombo com peças de revestimento que além da sua funcionalidade em dividir sala e mesa, preencheu o espaço como decoração".
O biombo é na verdade um painel de MDF que ganhou aplicação de revestimento em bronze. "A peça bem detalhada é uma Marroquina Tânger Bronze com elemento vazado. Nesse ponto, decidimos aplicar um espelho que mudou completamente o visual, conquistando amplitude e requinte no espaço".
Para finalizar, a iluminação que também foi projeto de Melissa atendeu ao pedido dos donos. "Ambientes devem ser práticos, funcionais e ao mesmo tempo charmosos. Por isso a iluminação aliada ao projeto fez toda diferença. É através da luz que você traz cenas para os cômodos, como por exemplo tornar o espaço mais aconchegante para receber amigos, assistir um filme, fazer um jantar em família ou quem sabe romântico", pontua.
Sabe de um projeto de arquitetura bacana? Então mande sua sugestão para o Lado B pelo Facebook, Instagram ou e-mail: ladob@news.com.br