Casa contemporânea dentro de fazenda reúne toda família em torno do lazer
Rústico dá lugar ao estilo mais moderno, mas sem perder o charme de estar em um casa tão próxima à natureza
Com estética contemporânea, a casa recém construída em uma fazenda, na região leste de Campo Grande, virou refúgio da família para desacelerar e curtir os fins de semana. Depois de anos aproveitando de uma morada mais rústica, antiga sede da propriedade de 280 hectares, o casal de empresários campo-grandenses decidiu que era hora de dar um novo destino a um dos anexos, até então sem uso.
Construíram a sonhada casa, de aproximadamente 200 m², que agora dispõe de apenas quatro ambientes bem distribuídos. O destaque fica por conta da área social que integra bar, cozinha, sala de estar, área de jantar e até uma churrasqueira que nas temperaturas mais baixas funciona perfeitamente como lareira.
O projeto encomendado e executado é do arquiteto José Cândido e a decoração sofisticada, com peças de design assinado, foi tarefa da arquiteta e designer de interiores Alessandra Motti Gibran que acompanhou a equipe do Lado B até a fazenda, lugar capaz de deixar muita gente babando. "O pedido era por um espaço moderno e ao mesmo tempo aconchegante para receber os amigos e a família, sem perder a sensação de estar próximo a natureza", destaca Alessandra.
Ao entrar na construção pensada para a família, o "xodó" arquitetônico do casal é o bar com um armário de 2,5 metros de altura feito de madeira Freijó em contraste com o balcão de pedra Ônix, iluminado com fitas de LED amarela. A união resultou num espaço despojado que tem atraído cada vez mais os donos para a propriedade.
Quem deixa o bar e resolve sentar nos sofás da sala de estar, logo à direita, dá de cara com uma lareira que, no primeiro momento, ninguém desconfia da sua multifuncionalidade. "É uma churraleira", diz a designer. "Além de lareira, funciona como churrasqueira à lenha, sem deixar fumaça", acrescenta indicando os espetos que ficam a postos.
No percurso até outro canto da área social, as obras de arte e peças de design internacional que compõe a decoração da sala de TV indicam o gosto da proprietária pelas artes plásticas. "As obras todas já pertenciam a sede da fazenda, apenas organizei e outras peças foram adquiridas para dar um ar mais contemporâneo".
O sofá próprio para home é todo automatizado e a televisão com moldura de gesso ficou em evidência com as fitas de LED brancas.
A porta de madeira ao lado da TV é acesso para à adega climatizada, com capacidade para mais de 400 garrafas, e planejada com estrutura metálica e pedras Moledo. Caixas de vinho, feitas de madeira, foram reutilizadas como detalhe na decoração. "Ele [dono] tinha várias e fez questão que elas estivessem no design da adega. Além dessas gavetas que também comportam diversos modelos de rótulos", destaca.
A próxima visita é até à área íntima composta pelo único quarto da casa. Dessa vez, a decoração contemporânea dá lugar ao clássico com ambiente que "segue uma linha francesa e mais chique", pontua Alessandra.
Em tons mais suaves, a dona optou pelo branco do quarto ao banheiro, com apenas destaque para os móveis antigos e clássicos que pertenciam a família, entre eles a cômoda com espelho que revela a antiguidade, o cabideiro de ferro e os criados-mudos.
Do lado de fora - Protegida por portas de correr envidraçadas, a área social tem vista privilegiada para a varanda que é ainda mais favorecida por estar em meio a uma vasta vegetação, um belo lago e um jardim com grande variedade de plantas ornamentais, que só favorecem a natureza.
A varanda ganhou mesas e cadeiras de cordas náuticas que são próprias para área externa. "A vantagem é que podem tomar sol e chuva, sem perderem a tonalidade e textura".
Mas a diversão mesmo ou relaxamento fica por conta das poltronas Painho, suspensas, que ainda levam nossa memória aos balanços do jardim, embora elas tenham conquistado ambientes internos e se tornado uma tendência na arquitetura e design. Também feitas de cordas náuticas, é mais uma opção para quem deseja decorar áreas externas sem que as peças sejam danificadas pela umidade ou temperaturas altas.
Tem um projeto bacana? Manda sua sugestão de arquitetura para o Lado B no Facebook, Instagram ou email: ladob@news.com.br