Casa na árvore foi presente da avó para família voltar à infância com os filhos
Estrutura fica em um pé de pequi e levou cerca de 20 dias para ficar pronta
A casa na árvore é sonho de muita criança, mas na fazenda de uma família campo-grandense, saída para Cuiabá, virou realização de adulto, que viu na estrutura a chance de ensinar aos filhos a beleza e a poesia de brincar com a imaginação em uma casinha de madeira, feita só para eles.
A estrutura que fica a 2,80 metros de altura encostada em um pé de pequi tem aproximadamente 20 m² e foi projetada pensando nas crianças. Mas o tamanho permite os pais brincarem e dormirem na casa com os filhos observando durante à noite as estrelas.
Quando a ideia chegou à paisagista Eliane Oliveira, o único pedido era que a casa tivesse a delicadeza suficiente para encantar as crianças. Não deu outra, não há um fim de semana que a família deixe de curtir o espaço.
"Tenho muitas lembranças felizes de minha infância. Queria que meus netos também vivenciassem esta experiência. Viver é se deliciar com bons momentos", diz a avó Salete Tânia Fornari Denardi.
Na casa toda feita com madeira de demolição, há balanços, escorregador, um quarto com estante, mesa de jogos, janelas e até um teto de vidro que permite ver as estrelas ou o céu azul a qualquer momento do dia. "Foi um cantinho pensado para os netos, mas avó, pais e primos, todo mundo aproveita a casa juntos. É estrutura suficiente para uma família", comenta Eliane, que é profissional da Califórnia Mudas e responsável pelo projeto.
Ter uma casa perfeita e bem estruturada como essa custou aproximadamente R$ 25 mil e demorou 20 dias para ficar pronta. O que parece muito, Eliane garante que é residência para vida inteira. "É madeira de uma casa que foi demolida e resiste por muitos anos. Também utilizamos um impermeabilizante que mantém a madeira intacta".
A sugestão profissional é não esquecer da manutenção. "Assim como em outras casas de madeira, é preciso a cada dois anos reforçar esse impermeabilizante para que com o tempo a madeira não apodreça", explica Eliane.
Elaine conta que projetos semelhantes têm sido escolhidos por famílias em busca de tranquilidade ao lado dos filhos. E o preço muda de acordo com os detalhes. "Essa casa, por exemplo, ela tem uma estrutura maior porque foi pensada para receber as crianças e os adultos. Veja só, cabe uma família toda aqui dentro, mas em contrapartida é possível fazer uma casa menor que seja suficiente para os pequenos. Tudo vai depender do pedido do cliente".
Outro detalhe é a presença da árvore que acaba impedindo muita gente de realizar o sonho de infância. "A árvore é um detalhe que traz esse encanto. Mas se ela não existir, nada impede o projeto de uma casa com essa. Só precisamos de um espaço onde seja possível criar".
Curta o Lado B no Facebook e Instagram.