ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, DOMINGO  06    CAMPO GRANDE 29º

Arquitetura

Paisagista compartilha dicas para manter o jardim florido o ano inteiro

A primavera chegou, mas não é preciso esperar até outubro para ver o jardim colorido

Por Idaicy Solano | 06/10/2024 07:10
Hortências trazem charme e cor para o jardim (Foto: Eliane de Olivveira)
Hortências trazem charme e cor para o jardim (Foto: Eliane de Olivveira)

Quem nunca sonhou em poder desfrutar de um jardim ou um apartamento florido durante os 12 meses do ano? Além de serem um charme, as plantas trazem inúmeros benefícios, desde trazer mais energia e alegria para dentro de casa, até ajudar a deixar o ambiente mais fresco.

Segundo a paisagista Eliane de Oliveira, a aridez do concreto ou da terra sem grama, sem folhagem, ou sem uma flor, torna o ambiente triste. “A planta traz alegria, elas ajudam a amenizar o calor, elas  dão uma sensação melhor e trazem mais energia”, pontua a paisagista.

Mas para garantir uma casa florida o ano inteiro, a paisagista explica que é preciso entender quais são as épocas de florada de cada planta, levando em conta as estações do ano.

Estações do ano e suas respectivas floradas 

A primavera acontece entre os meses de setembro e dezembro, e as espécies que florescem nessa estação são as hortênsias, moreiras, íris, gardênias, jasmim gardênia, camélias, cambará, ixora, kalabchoe, heliconia, flor de são miguel e jacarandás.

O verão acontece entre os meses de dezembro e março, e as espécies que florescem nessa estação são as orquídeas chuva de ouro, íris, jasmim gardênia, heliconia, lavandas, agapantus, alpineas e ixora.

O outono acontece entre os meses de março e junho, e as espécies que florescem nessa estação são as azaleias, acácias, heliconia, alpineas e orquídeas chuva de ouro.

O inverno acontece entre os meses de junho e setembro, e as espécies que florescem nessa estação são as azulzinhas, falsas íris, acácias, acácias mimosas, ipês, lavandas, kalabchoe, heliconia, flor de são miguel e jacarandás.

Lavandas florescem em verões e invernos suaves (Foto: Eliane de Olivveira)
Lavandas florescem em verões e invernos suaves (Foto: Eliane de Olivveira)

Com temperaturas cada vez mais altas, como deixar as plantas saudáveis? 

Segundo a paisagista Eliane de Oliveira, o primeiro passo para manter as plantas vistosas e sempre floridas é o ‘amor’.

“Você tem que amar, amar as plantas, porque é tendo esse sentimento que você vai conseguir ter o cuidado e vai entender o seguinte: a planta é igual ao ser humano. Quanto mais quente está, mais hidratado nós precisamos ficar, mais água nós precisamos, mais alimentos saudáveis, então é isso que a gente precisa fazer com as plantas”, resume.

Basicamente, Eliane explica que para manter o jardim verde e florido não há segredos, basta manter um cuidado diário de regar as plantas, e mensalmente adubar, pulverizar, cuidar de possíveis doenças, identificar os problemas e conseguir fazer o tratamento correto.

A profissional também alerta que temperaturas cada vez mais altas requerem cada vez mais cuidados e muita água, mas que desde que plante cada espécie no seu lugar, as plantas podem ser bastante resistentes.

“A espécie que é de sombra na sombra, de meia sombra na meia sombra e de sol no sol. Aí o que você precisa fazer é cuidar só da hidratação e alimentação, que são os adubos e a água”, simplifica a paisagista.

Segundo Elaine, o ideal é regar as plantas duas vezes por dia, sendo a primeira de manhã, para fortalecer as plantas para aguentarem o calor intenso no decorrer do dia, e a segunda no final da tarde, para ‘refrescar’ as plantas. “Ela vai descansar até o dia seguinte e amanhecer hidratada e bonita”, completa.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias