Sem uso, canto de jardim ganha banheira para advogado ter dia de spa em casa
Reforma durou seis meses e transformou 10 m² em ambiente para relaxar
Reforma transformou o jardim em peça-chave dentro da casa. Foram seis meses de obra que trocaram o gramado por uma banheira de hidromassagem com vista para céu, que integrou o spa a suíte do dono. Agora, em 10 m² é possível relaxar.
O projeto da arquiteta Lucimar Lucena atendeu ao pedido de um advogado solteiro, que mora em Campo Grande. "Quando fui fazer a entrevista, ele disse que queria um ambiente para relaxar e tinha em mente um spa dentro da residência", explica a arquiteta.
Automaticamente Lucimar resolveu utilizar um canto do jardim e integrá-lo a suíte que sempre teve a porta de ferro para o gramado com a possibilidade de observar o céu. Mas faltava personalidade e outros atrativos para que o dono pudesse relaxar sem ser incomodado. "Ele viaja muito, então gosta de chegar em casa e descansar. Precisava de um espaço que fosse acolhedor e ao mesmo tempo o fizesse voltar ao trabalho renovado".
E quando se fala em spa, muita gente vê o ambiente como sonho distante. "Hoje ele é totalmente possível, a gente pode trabalhar com uma variedade de materiais para deixar o ambiente relaxante", detalha Lucimar.
E não é preciso exagerar. Na reforma, a arquiteta apenas inseriu uma banheira moderna, com muitas jatos de massagem e que possibilita o dono ficar mais à vontade. Como o desejo era continuar observando o céu, o pergolado de estrutura metálica com cobertura de vidro temperado também serve para iluminação durante o dia e garante o estrelado noturno.
"Fizemos um estudo para ver o que ele realmente precisa no dia a dia. Quando se pensa em spa, não adianta colocar coisas que não se adequam a rotina dos donos", se refere Lucimar ao paisagismo mais simples em 10 m². "Com tudo fechado durante, aquilo vira uma estufa. Ou seja, seria impossível manter as plantas naturais vivas dentro do spa, então eliminamos essa ideia e quem olha nem imagina que as plantas são artificiais".
A pedra que reveste e serve como degraus a banheira é travertino e na parede, o porcelanato é revestimento mais suave para um banho com chuveiro terapêutico.
O aconchego sonhado pelo proprietário foi correspondido nas cores e na iluminação. "Trabalhamos com cores mais suaves e iluminação mais amarelada para dar sensação de aconchego. Sem precisar carregar muitos nos elementos para que o spa pudesse completar a casa de 64 m²"
Um obra como essa não é barata, admite a arquiteta. Mas é possível eliminar custo através da escolha de materiais. "Tudo vai depender do tamanho da banheira, do tipo de revestimo e iluminação", finaliza.
Tem um projeto de arquitetura bacana? Mande sua sugestão para o Lado B no Facebook, Instagram ou e-mail: ladob@news.com.br