Artistas fazem intervenção e mudam imagem de bar mais underground da cidade
O Holandês Voador está de cara nova. O bar mais underground de Campo Grande recebeu a pintura de vários artistas plásticos, tatuadores, grafiteiros e quem mais se identificava com a proposta de deixar o local ainda mais incrível. A ação que começou durante a semana foi finalizada na tarde de hoje, com uma programação musical e até intervenção silenciosa do Teatro Imaginário Maracangalha.
A ideia de criar o movimento surgiu de uma primeira ação na loja Subcultura Records, que vende livros, discos e vinis na Capital, e se firmou no bar alternativo. Entre os organizadores do Recorte – Colorindo a City estão as artistas Maíra Espíndola e Erika Pedraza.
“Eu acredito que tenha participado cerca de 11 pessoas. Eles foram chegando, dividimos os espaços e muita gente veio ontem, hoje ainda virão outros. É bem bacana porque sempre quis fazer algo do gênero e agora deu certo”, afirma Erika, 26 anos. Com um trabalho mais próximo do caricatura, a artista priorizou lendas do rock, como os Beatles.
Mais para cima, Fernando Anghioni, 47 anos, coloria um grande polvo, que por causa da chuva precisou de alguns retoques. “Sou artista plástico há uns 30 anos, só que mais pintura de quadros e de referência pop. O interessante dessa ação é a que a produção ganha uma visibilidade maior, alcança mais pessoas do que uma galeria ou museu, além de ser coletivo”, ressalta Fernando.
Uma das surpresas do dia foi a participação do tatuador Eduardo Ruiz, mais conhecido como Saravá, 26 anos, que não tinha confirmado a presença, mas decidiu ajudar. “Eu estudo artes e sempre gostei muito de desenhar caveiras. É algo que você sempre olha, que chama a atenção”, reforça.
Como as paredes já estavam fechadas, o jeito foi arrumar o banheiro para Eduardo. “Eu gostei do espaço, é um desafio. Acho que colocar uma intervenção aqui vai impressionar as pessoas, ninguém espera. A caveira costuma ser mais agressiva, mas vou incluir uma rosa e ela em busca de uma luz”, pontua.
Segundo Maíra, a ideia é colorir não só a parte de fora como também a de dentro. “Quando todo mundo for embora eu vou fazer o acabamento”, promete.
O Holandês Voador fica na avenida Calógeras com a Antônio Maria Coelho. Informações e programação do bar no Facebook ou pelo telefone (67) 9250-3457.
Confira a galeria de imagens: