Campo Grande tem dois novos monumentos de Cleir para visitação gratuita
Obras homenageiam Pantanal e serão inauguradas no próximo mês
Ícone das artes plásticas sul-mato-grossenses, Cleir Avila Ferreira inaugura outros dois novos monumentos, em Campo Grande, que serão abertos a visitação no próximo mês. As obras ficam em uma chácara para saída de Três Lagoas e retratam detalhes da cultura do estado.
“Alaúde do Pantanal” é a nova obra, escultura feita de concreto que retrata a viola de cocho, instrumento comumente encontrado em Mato Grosso do Sul. "É uma homenagem, esse instrumento é muito conhecido, principalmente, na região do Pantanal e conversando com Ricardo Figueiró fui desenhando".
Medindo 16 metros de comprimento, a escultura está localizada no Rancho Santa Maria e será aberto à partir de julho para visitação pública, totalmente gratuita, com horário especiais para escolas e excursões. "A arte já faz parte da minha vida e o único desejo é que a população tem acesso a ela. Por isso uma obra não pode ficar escondida", diz o artista.
Outro monumento é a onça pintada dentro d'água também em um chácara da região, que em breve, será inaugurada, disse o artista. As esculturas foram produzidas em aproximadamente 3 meses.
Cleir comemora neste ano 40 anos de carreira, em Campo Grande, entre seus monumentos mais conhecidos estão a Praça das Araras, os tuiuiús do aeroporto, o sobá da Feira Central, a Deusa da Justiça no forúm, as araras azuis na na avenida Gury Marques e suas pinturas em prédios da cidade.
Para visitar os monumentos, é preciso agendar pelo telefone (67) 99948-0208. As visitas serão liberadas a partir de julho.