ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 33º

Artes

Com contos que misturam terror com hate de internet, alunos lançam 1º livro

São 24 autores ao todo, que estudam em escola pública do Bairro Aero Rancho

Por Cassia Modena | 24/10/2023 07:12
Parte dos autores, que são só orgulho com o feito (Foto: acervo pessoal)
Parte dos autores, que são só orgulho com o feito (Foto: acervo pessoal)

A experiência de lançar um livro pela primeira vez, veio cedo para 24 adolescentes que estudam em uma escola pública do Bairro Aero Rancho, em Campo Grande. Na última sexta-feira (20), eles fizeram até noite de autógrafos.

A obra é uma coletânea de contos de terror, gênero preferido da maioria. São abordados temas "do século 21" como o assédio virtual e os discursos de ódio na internet, os hates. Houve até pesquisa com os estudantes para definição dessas opções.

A proposta de reunir textos criados pelos alunos e lançar um livro, veio da próxima escola, que é a Professor Silvio Oliveira dos Santos, da rede estadual. Há seis anos a atividade é desenvolvida.

Quem coordenou este ano a produção dos textos entre alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, participou da seleção e fez parte da organização do lançamento foi a professora Janieli Salgueiro. Ela dá aula de uma disciplina chamada Itinerário de Linguagens e Humanas, oferecida na escola.

Qualidade - As histórias horripilantes bem escritas eram muitas. Foi até difícil para a professora selecionar as melhores: "todos estavam muito criativos, tinham muita qualidade", conta.

Produções de estudantes dos turnos matutino, vespertino e noturno foram avaliadas. Da pesquisa para escolha do gênero e dos temas até o lançamento, foram oito meses..

Noite de autógrafos - A noite da última sexta-feira foi importante para os adolescentes se sentirem estrelas e ver seu trabalho reconhecido. Exemplares foram impressos com recursos da escola para serem autografados e entregues às mães, pais e outros responsáveis pelos alunos.

Emocionados com o feito, eles curtiram cada minuto da noite de autógrafos que a instituição proporcionou. "Estavam muito felizes e muito orgulhosos, motivados, se sentindo valorizados e protagonistas", diz Janieli.

Funcionários da escola fizeram decoração, um palco, o cerimonial para receber a família e até um jantar para servir aos presentes. "É para ficar na memória", finaliza a professora.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias