Com polvo gigante, "Palhasseata" chama público para se divertir com circo
Foi uma manhã diferente para pais e filhos no Centro de Campo Grande. Do Centro Cultural José Octávio Guizzo, na Rua 26 de Agosto, artistas da 7ª Mostra de Palhaços do Pantanal saíram levando uma escultura gigante de um polvo vermelho, feito de balões. O grupo seguiu até o Mercado Municipal, convidando o público para a programação da Pantalhaços, que termina amanhã.
Eles subiram pela Rua 14 de Julho e depois de chegar ao destino ainda teve palhaçada ao ar livre. A passeata em versão bem divertida deveria ocorrer na quinta-feira passada, na Orla Morena, mas por conta da chuva foi adiada.
A sensação do evento foi o grande polvo vermelho, feito com 3,5 mil balões e criado pelo palhaço Tomate, que veio da Argentina para se apresentar no evento. Na rua, o bicho ganhou vida, movimentado por 10 pessoas, 2 cuidando da cabeça e 1 em cada tentáculo.
Jean Paulo Vernoche é professor, levou a filha Ana Luz, de 4 anos, e a menina adorou. "Está rindo muito com as palhaçadas". A doula Lais Camargo apareceu com os 2 filhos para acompanhar a caminhada e depois sentaram para assistir a apresentação quando o grupo voltou ao circo. "Arte é fundamental na infância, para a transformação deles", justificou.
O arquiteto Norberto Soares acompanha a programação desde o 1º dia, pelos espetáculos em si, mas também para "fortalecer o movimento cultural" em Campo Grande. Durante a Palhasseata, ele viu o polvo gigante como "resistência de que o povo unido jamais será vencido".
Todas as apresentações são gratuitas. Veja a programação de sábado e de domingo:
Sábado
Teatro da Arena do Horto Florestal
19h - Espetáculo Circo do Só Eu, com Ésio Magalhães (São Paulo)
21h - Cabaré de Palhaços
Domingo
Teatro da Arena do Horto Florestal
18h “Delírios de Nitos e outros devaneios”, com o palhaço Nito (MS)
19h - “Xulé à la carte”, com a Trupe Arlequin (Paraíba)
20h - “Circo dos irmãos Saúde”, do Circo Teatro Artetude (Distrito Federal)