ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  24    CAMPO GRANDE 25º

Artes

Com várias atrações gratuitas, Feira da Música de Campão chega em outubro

Programação tem ainda rodada de negócios, shows, Batalha de Bandas e muito mais com entrada gratuita

Thailla Torres | 26/09/2022 07:03
A intenção é integrar a cena cultural da cidade no cenário nacional, mostrando o que músicos sul-mato-grossenses têm de melhor. (Foto: Vaca Azul)
A intenção é integrar a cena cultural da cidade no cenário nacional, mostrando o que músicos sul-mato-grossenses têm de melhor. (Foto: Vaca Azul)

Em sua segunda edição, a Feira da Música de Campão será realizada de 12 a 15 de outubro, novamente integrada à programação do Festival Campão Cultural. As atividades serão no Armazém Cultural da Estação Ferroviária, no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS) e alguns pontos estratégicos como o Estúdio Fábrica e as casas de show Garagi e Vitrine Shows.

A intenção é integrar a cena cultural da cidade no cenário nacional, mostrando o que músicos sul-mato-grossenses têm de melhor – a identidade.

Com palestras, oficinas, painéis, stands, rodada de negócios, debates, shows musicais e até Batalha de Bandas, a Feira vem dar outra visão do panorama nacional aos músicos da cidade e também colocar a nossa musicalidade em foco. Durante o evento, o produtor musical Pena Schmidt fará um debate com agentes musicais do Estado e ministrará a palestra “Impressões e ideias para o fortalecimento do mercado da música independente no MS”.

“Uma feira de música é algo bem importante para vocês, para a comunidade, para cena. É uma forma de vocês se conhecerem, conhecerem gente de fora e gente de fora conhecer vocês também”, pontua Pena. Produtor cultural independente, ele iniciou seus trabalhos em 1972, produzindo discos de artistas como Novos Baianos, Walter Franco e Almir Sater. A partir de então dirigiu gravadoras, criou selo e ajudou na produção de dezenas de artistas nacionais, como Titãs, Rita Lee, Ultraje a Rigor, Benjor, entre outros grandes nomes. Hoje, atua como consultor nas principais feiras e festivais da cena musical.

Pena Schmith será um dos convidados especiais para a segunda edição da feira.
Pena Schmith será um dos convidados especiais para a segunda edição da feira.

Programação

Na programação noturna estão as apresentações nacionais da cantora MC Tha, da banda Super Combo e artistas regionais selecionados por edital do Festival Campão Cultural.

Vale citar que na vinda da Supercombo (banda brasileira de rock alternativo fundada em 2007, em Vitória-ES com atividades em São Paulo), dois de seus integrantes serão palestrantes na Feira da Música de Campão: Paulo Vaz (teclados, piano digital, programações, efeitos) e Léo Ramos (voz, guitarra, violão).

Durante o dia haverá mentoria para as bandas locais com Tadeu Patolla e oficinas de diversos segmentos: desde luz e cena a pandeiro artesanal (acompanhe a programação). No último dia (15), um evento de grande importância no cenário musical do Estado, sobretudo no rock, se agrega à programação da Feira da Música de Campão: o Batalha de Bandas, que desde 2014 trouxe mais de 70 bandas sul-mato-grossenses pelos seus palcos.

MC Tha fará show na Casa Vitrine, no dia 13/10.
MC Tha fará show na Casa Vitrine, no dia 13/10.

Onde estamos

Na primeira edição em 2021, houve um consenso entre convidados como Dani Ribas, Paulo André Moraes, Anderson Foca, de que o Mato Grosso do Sul tem uma condição estratégica na logística e no fortalecimento do circuito de shows (que já existe) entre Brasil e América Latina, pois tem fronteiras com 2 países (Paraguai e Bolívia) e 5 estados (MT, SP, MG, PR e GO).

“O intuito é fomentar o mercado da música independente de MS. Fortalecer os laços de músicos e produtores do Estado entre si e criar redes com produtores de outras regiões do País”, reforça Vitor Maia, coordenador do Núcleo de Música da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e da Feira da Música de Campão.

Visibilidade

Com dezenas de palestrantes e convidados, as palestras e workshops abordarão temas relacionados à gestão e desenvolvimento de carreira, direção artística, distribuição musical e lançamento, novas tecnologias, importância de uma boa comunicação, além de questões técnicas, históricas e culturais, como o Painel: Integração MS Brasil América Latina.

O produtor-geral e curador Demétrius Hernandes conta que há mais de uma década existe um circuito de feiras e festivais no Brasil com uma rede de contatos e de troca profissional. Segundo ele, a intenção é que o Estado de Mato Grosso do Sul participe disso também: “A Feira é uma excelente oportunidade para artistas regionais e produtores locais serem vistos por quem já está inserido no mercado nacional e abre espaço para que eles se aproximem de outros produtores, managers, gestores de carreira e outros profissionais do business musical”, afirma.

Entre as principais feiras da música do Brasil destacam-se: a SIM - Semana Internacional de Música (São Paulo-SP), a FIMS - Feira Internacional da Música do Sul (Curitiba-PR), o TUM Sound Festival - Música, Inovação e Empreendedorismo (Florianópolis-SC), o MARTE - Festival de Música, Arte e Tecnologia (Ouro Preto-MG) e o Festival DoSol (Natal-RN).

Para fazer inscrição nas oficinas o telefone para contato é: (67) 3316-9316 (Núcleo de Música da Fundação de Cultura de MS)

“A Feira é uma excelente oportunidade para artistas regionais e produtores locais serem vistos", afirma o produtor Démetrius Hernandes. (Foto: Vaca Azul)
“A Feira é uma excelente oportunidade para artistas regionais e produtores locais serem vistos", afirma o produtor Démetrius Hernandes. (Foto: Vaca Azul)

PROGRAMAÇÃO

Dia 11/10
Talk artistas do MS com Clemente Nascimento da Showlivre (online)

Dia 12/10
Oficina Branding para Artistas com Thaty Moura (RJ)
Painel Cadeia Produtiva da Música Autoral Independente em MS
Mediação: Demétrius Hernandes
Local: Auditório do MIS

Dia 13/10

Mentoria de Artistas e Bandas com Tadeu Patolla (SP)
Local: Estúdio Fábrica

Palestra Léo Ramos (ES) - Composição e Criação Musical
Palestra Paulo Vaz (SP) - Produção Artística, Gravadoras e Mercado Fonográfico
Painel com Pena Schimidt e Agentes da Música de MS
Show MC Anarandá
Local: Armazém Cultural

Programação Noturna 

MC Tha (SP)
Local: Casa Vitrine Shows

Dia 14/10

Mentoria de Artistas e Bandas com Tadeu Patolla
Local: Estúdio Fábrica

Buguinha (MS) – Oficina  Luz, Câmera e Ação: Os Segredos do Audiovisual

Palestra Demétrius Hernandes (MS) Conceitos de Blockchain e NFT para Música
Oficina de Pandeiro Artesanal com Zé Benedito (Stand Zé Benedito Tambores)
Palestra Carol Daves (MG) - Como Funciona a Curadoria de Editais
Painel Integração MS Brasil América Latina
Palestra Barral Lima (BH) - Rua e Internet: Como Circular e Rentabilizar sua Música
Show Banda Darhew
 Local: Armazém Cultural

 Programação Noturna (Garagi)

01h- Supercombo (ES)
Local: Garagi

Dia 15/10

  • Oficina de Pandeiro Artesanal com Zé Benedito (Stand Zé Benedito Tambores)
  • Palestra Renata Gomes (SP) - Cultura, Mídia e Tecnologia: Estratégias e perspectivas on-line/off-line para sua música romper barreiras
  • Palestra Pena Schimidt (SP) - Impressões e ideias para o fortalecimento do mercado da música independente no MS
  • Show LLEZ
  • Palestra Evandro Higa (MS) - Música e Fronteiras em Mato Grosso do Sul
  • Show Caminhos da Fronteira: Das raízes ao Polca Rock com Maestro Martinelli,  Beth e Bethinha; Gersão (Tradição); Jackeline Sanfoneira, Franke. e Alzira E.

 18h - Batalha das Bandas
 Local: Garagi

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias