ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 30º

Artes

Confraria Sociartista deseja transformar sede em espaço cultural

Hoje, prefeitura renovou por mais dois anos o termo de cessão para Confraria Sociartista

Thailla Torres e Cleber Gellio | 21/12/2021 11:20
Artista e convidados durante assinatura do termo de cessão na manhã de hoje. (Foto: Marcos Maluf)
Artista e convidados durante assinatura do termo de cessão na manhã de hoje. (Foto: Marcos Maluf)

Na manhã de hoje (21), a prefeitura assinou renovação do termo de cessão de espaço público para a Confraria Sociartista (Associação dos Artistas Visuais Profissionais de Mato Grosso do Sul) permanecer na sede localizada no Bairro Carandá Bosque. Agora, artistas querem transformar o local em espaço cultural.

A Confraria surgiu há seis anos e, em outubro de 2019, conseguiu autorização para ocupar um espaço com cultura que envolve as artes visuais. No entanto, por conta da pandemia, boa parte dos projetos não foi realizada. Agora, segundo o presidente e artista, Pedro Guilherme, a ideia é levar workshop, palestras, oficinas e exposições com mais intensidade em 2022.

“Era um espaço que não estava sendo utilizado e ainda depredado, conseguimos depois de muito esforço, a posse de uso desse local por dois anos. O objetivo é transformar em grande centro cultural. Temos mostrado para a sociedade que é possível essa transformação por meio da ocupação da cultura”, explicou Pedro.

Ele diz que pela aparência atual do prédio, muitos pensam que ali pode funcionar algo para assistência social ou saúde, no entanto, acredita no efeito parecido. “A gente também tem feito isso, porque a arte cura”.

Durante assinatura do termo no Paço Municipal, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) expressou que a confraria tem dado bom exemplo de utilização do espaço público. “O não uso gera mau uso, como por exemplo, a rodoviária”, disse mencionando o prédio antigo no Bairro Amambaí.

Na ocasião, o secretário de Cultura e Turismo, Max Freitas, anunciou que irá premiar 22 artistas visuais neste mês com R$ 5 mil. A nomeação dos premiados será divulgada no dia 27 de dezembro. Os contemplados irão expor suas obras em uma exposição prevista na Morada dos Baís, em março de 2022, após conclusão da reforma no local.

Atualmente, a Confraria Socioartista é formada por 35 artistas visuais.

Pedro Guilherme, presidente da Confraria Socioartista. (Foto: Marcos Maluf)
Pedro Guilherme, presidente da Confraria Socioartista. (Foto: Marcos Maluf)

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias