ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 33º

Artes

Congresso é luta por profissão secular, mas não regulamentada

Associação dos Artesãos de MS irá discutir políticas públicas para MS e também para o Brasil

Por Aletheya Alves | 08/10/2023 07:39
Associação dos Artesãos de Mato Grosso do Sul irá reunir profissionais em congresso. (Foto: Divulgação/Fundação de Cultura)
Associação dos Artesãos de Mato Grosso do Sul irá reunir profissionais em congresso. (Foto: Divulgação/Fundação de Cultura)

Em busca de políticas públicas estaduais e nacionais, a Artems (Associação dos Artesãos de Mato Grosso do Sul) irá realizar a segunda edição de seu congresso nesta segunda-feira (9). Apesar de secular, a profissão ainda não é regulamentada no Brasil e, entre as lutas travadas pela classe, essa é considerada uma das mais importantes.

Uma parceria com a Confederação Nacional dos Artesãos do Brasil, o evento será feito de forma online, a partir das 14h30min. Conforme a presidente da Artems, Beatriz Soares, o primeiro objetivo é levantar as demandas regionais.

“Vamos tirar uma delegação de 30 artesãos para debater no Congresso Nacional, que vai acontecer de 7 a 9 de de novembro desse ano, em Brasília. Precisamos levantar as necessidades dos artesãos brasileiros para a criação de políticas públicas brasileiras como também trabalhar a regulamentação da profissão do artesão”, diz Beatriz.

Conforme informado pela presidente, o País possui a lei 13.180 que reconhece a profissão dos artesãos, criada em 2015, mas até hoje não há regulamentação.

Presidente da Confederação Nacional, Márcia Oliveira defende que apesar da lei, não há sequer regulamentação de seus direitos. “Estamos em busca de uma Secretaria Nacional para o artesanato e também programas que venham atender os artesãos do Brasil”.

Para participar do evento é necessário clicar neste link e realizar o registro. Confira abaixo a programação:

14:30 – Abertura do II Congresso Estadual de MS – Boas Vindas e leitura do Regimento Interno: Beatriz Soares – Vice-Presidente da AMI (associação dos Micro Empreendedores Individuais de MS)

15:00 –  Apresentação das Políticas Públicas para os artesãos do Brasil realizados pelo Programa do Artesanato Brasileiro.

Palestrante: Raissa Alessandra Rossiter;

Diretora do Departamento de Artesanato e Microempreendedor Individual (DAMEI) da, Secretaria da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte e do Empreendedorismo (SEMPE) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

15:40 –  Apresentação da Confederação Nacional dos Artesãos Brasileiros e as Políticas Públicas desenvolvidas e Apresentação do VIII CONTRARTE (Congresso dos Trabalhadores Artesãos).

Palestrante: Márcia Oliveira

Presidente da Confederação Nacional dos Artesãos Brasileiros (CNARTS)

16:30 – Projetos Desenvolvidos pelo Programa do Artesanato Brasileiro em MS e Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS.

Palestrante: Katienka Klain

Gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais;

Coordenadora do PAB/MS.

17:00 – Projetos desenvolvidos pelo SEBRAE/MS, no setor artesanal.

17:30 – Eleição dos Delegados que representarão os artesãos de MS no VIII CONTRARTE (Congresso dos Trabalhadores Artesãos).

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias