ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 27º

Artes

Dando asas à curiosidade, Raique uniu arte e encadernação artesanal

Multiartista, Raique também expressa a arte através de fotografia, teatro e serigrafia

Jéssica Fernandes | 20/06/2023 08:03
Ilustrações expressam identidade do artista Raique Moura, de 30 anos. (Foto: Arquivo pessoal)
Ilustrações expressam identidade do artista Raique Moura, de 30 anos. (Foto: Arquivo pessoal)

O olhar para arte praticamente nasceu com Raique Moura, de 30 anos, que atua, desenha, pinta e fotografa. O despertar artístico ocorreu ao assistir uma peça de teatro na infância e a partir disso ele buscou o próprio caminho enquanto artista.

Um dos organizadores da feira ‘O Balaio’, Raique é natural de Aparecida do Taboado onde teve o primeiro contato com projetos de teatro. Quando ainda estava na escola, ele escolheu o curso voltado para esse universo teatral e através da graduação de artes cênicas em Dourados teve oportunidade de realizar outras atividades.

“Dentro do curso de artes cênicas eu comecei a ter esse olhar mais aguçado para as outras linguagens da arte Fiz bastante peças aqui na cidade, participei de vários grupos de teatro durante esse período de formação, mas além disso comecei a despertar um olhar para outras coisas”, diz.

Linha de de cadernos e agendas trazem ilustrações do artista que criou marca 'Giráfolhas'. (Foto: Arquivo pessoal)
Linha de de cadernos e agendas trazem ilustrações do artista que criou marca 'Giráfolhas'. (Foto: Arquivo pessoal)

A fotografia foi o primeiro passo, pois desde criança Raique captava imagens com a câmera que ganhou de uma prima. Em Dourados, o ator passou a fotografar espetáculos e outras apresentações que o ajudaram a trabalhar a ‘visualidade’. Uma coisa levou a outra e Raique passou a fazer os primeiros desenhos.

“Uma coisa que também comecei com o passar do tempo foi o lance de começar a desenhar. Eu já desenhava desde pequeno, como as outras coisas, só que era uma coisa de rabisco assim pra mim mesmo e nada com com intuito de pensar que aquilo poderia ser uma forma de se comunicar artisticamente”, afirma.

Através dos desenhos, ele encontrou uma nova forma de expressar o que sente, o olhar particular a respeito do mundo e buscar uma conexão com as pessoas. As ilustrações ganharam capas de agendas e cadernos que são vendidos nas edições da feira ‘O Balaio’.

Ilustrações ganham estampas em camisetas e bags de marca autoral. (Foto: Arquivo pessoal)
Ilustrações ganham estampas em camisetas e bags de marca autoral. (Foto: Arquivo pessoal)

Raique fala sobre a união de papelaria e ilustrações que resultou na criação da própria marca. “Comecei a trabalhar com encadernação artesanal junto com essa mescla dos desenhos, porque sou muito viciado em papelaria, sempre fui. Eu vi nessa nesse casamento da ilustração com encadernação uma coisa muito legal e criei a minha própria marca de caderneta artesanais, a Giráfolhas”, explica.

Além das cadernetas, Raique também coloca um pouco de si e da própria estética em bags, camisetas e pinturas, que também são levadas para feiras. A mescla artística é um dos traços do ilustrador, fotógrafo e artesão que sempre busca aprimorar e conhecer novas manifestações artísticas.

Essa mistura é descrita por Raique como uma brincadeira. “Dentro do universo da ilustração comecei a mesclar também com a questão da serigrafia, entender o lado ilustrador dentro da serigrafia, como usar isso e fazer uma obra mais mais única e artesanal. Brinco muito com a ilustração digital também. Gosto muito de mesclar, mesclar técnicas e brincar com a serigrafia, colocar um pouco de giz pastel e brincar com tudo”, destaca.

Como um 'bom geminiano', Raique vive a arte através da curiosidade. (Foto: Arquivo pessoal)
Como um 'bom geminiano', Raique vive a arte através da curiosidade. (Foto: Arquivo pessoal)

Seja através das cardenetas, camisetas, bags ou o teatro, Raique segue espalhando arte, abrindo espaço para viver a própria curiosidade e mesclando diversas manifestações artísticas. "Nessa curiosidade de um bom geminiano como sou, decidi experimentar tudo e sempre estou curioso com tudo, querendo descobrir coisas novas e mesclando as ideias, as identidades, as formas artísticas pra me colocar nesse nesse mundo e mostrar um pouquinho de como eu sou”, ressalta.

Quem quiser acompanhar os diferentes trabalhos do artista, o perfil no Instagram é @raiquemoura

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias