ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 33º

Artes

Exposição online reúne história de 130 mulheres na música de MS

Projeto começou a partir de exposição feita pelo MIS e foi ampliada por professora de Arte

Por Aletheya Alves | 29/10/2023 07:48
MC Anarandá compõe o cenário de artistas catalogadas para a exposição. (Foto: Reprodução)
MC Anarandá compõe o cenário de artistas catalogadas para a exposição. (Foto: Reprodução)

De MC Anarandá até Delinha, exposição online reúne histórias resumidas de 130 artistas sul-mato-grossenses na área da música. O trabalho começou com 30 nomes a partir de uma exposição do MIS (Museu da Imagem e Som de Campo Grande) e foi ampliado pela professora de Arte, Maria Carolina Rodrigues.

Disponibilizada no site mulheresnamusicadems.tumblr.com, a exposição conta com detalhes sobre as produções das artistas, links para redes sociais e modos de acessar seus trabalhos.

Envolvida no projeto de Maria, a jornalista e cineasta Marinete Pinheiro detalha que tudo começou a partir da exposição DoReMis, enquanto ela era coordenadora do MIS. Antes da então estagiária dar iniciar as pesquisas, o museu já havia reunido nomes.

Como Marinete relata, o museu reuniu discos e informações sobre cantoras que vão desde Delinha até Alzira E. A partir dessa exposição inicial é que o trabalho foi aumentando com a catalogação feita por Maria.

Contando mais a fundo sobre como foi o desenvolvimento do projeto, Maria explica que a vontade veio no início da pandemia. “Eu ainda estava fazendo faculdade de Artes Visuais e cursando uma disciplina de estágio de artes visuais em espaços não formais, depois me apaixonei pelo projeto e dei continuidade à exposição como estagiária voluntária do MIS”.

Ao todo, trabalho reúne 130 nomes de artistas do Estado. (Foto: Reprodução)
Ao todo, trabalho reúne 130 nomes de artistas do Estado. (Foto: Reprodução)

Na época, devido ao isolamento, foi necessário imaginar o que seria possível realizar com os projetos do MIS. “Pesquisando nas redes sociais, eu vi que tinha sido realizado um evento com as cantoras de MS e achei muito interessante esse olhar dedicado às artistas regionais”;

Para a parte de catalogação, a professora comenta que o processo seguiu a partir do que já havia sido feito pelo MIS. “Conforme a pesquisa foi se desenvolvendo, percebemos que não havia apenas cantoras e que era necessário mudar o nome para Mulher da Música de MS”.

Inicialmente, as artistas chegaram a cerca de 30 e, hoje, são 130 nomes. “Para conseguir as informações foram consultados sites, matérias de jornais, redes sociais, além de entrarmos em contato com as próprias artistas para saber mais informações sobre as suas trajetórias na música”, diz.

Hoje, com o projeto disponibilizado, Maria pontua que quanto mais pesquisa sobre o tema, mais evidente fica a importância do trabalho.

“Ao conhecer a história dessas artistas e suas produções fui sentindo cada vez mais a necessidade de que outras pessoas também saibam quem elas são e como suas músicas são potentes e relevantes”, comenta a professora.

Completando a ideia, ela defende que falar sobre mulheres é importante em qualquer cenário, “principalmente em uma sociedade tão desigual e injusta com as mulheres, em um mundo que dá tanto enfoque aos homens o tempo todo, ressaltar, enaltecer e dar visibilidade é urgente e necessário”.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias