Feira Literária de Bonito terá família Pitanga, Chico César e Ana Cañas
Evento acontece entre os dias 4 e 7 de julho, homenageia Ulysses Serra e Carlos Drummond de Andrade
Na 4ª edição, a Flib (Feira Literária de Bonito) acontece de 4 a 7 de julho, com o tema “Vasto Mundo”. A expressão é uma referência ao homenageado do ano, Carlos Drummond de Andrade. Em nível regional, o corumbaense Ulysses Serra, autor da obra "Camalotes e Guavirais", falecido em 1972, ganha destaque e terá sua obra discutida pelos alunos das escolas públicas do município.
O evento também tem programação musical, com o paraibano Chico César, compositor de "Mama África" e "A primeira vista", que faz show gratuito no dia 7, às 21h. A paulistana Ana Cañas também sobe ao Palco Principal no dia anterior, depois da campo-grandense Marina Peralta.
Continuando com a programação musical, quem abre a Flib 2018 é o Dueto JK e Chicão Castro. Depois, na quinta-feira (05), é a vez de André Stábile, Otávio Neto e do rapper brasiliense Gog.
Sobre o homenageado, a curadora do evento, a professora Maria Adélia Menegazzo, explica que Ulysses já estava escolhido para ser homanegado desde o fim da Flib 2017. "A escolha de Ulysses Serra foi decidida a partir de uma convicção: seu livro 'Camalotes e Guavirais' toca a alma da região por meio de narrativas poéticas, nas quais apreende aspectos do cotidiano, da história e de seus personagens, fugindo das metáforas instituídas, criando imagens de rara beleza. Além disso, foi um dos fundadores da Academia Sul-mato-grossense de Letras. Acho importante valorizar uma tradição literária e a apropriação que esses autores fazem das suas circunstâncias. É o caso do Ulysses Serra", explica ela.
Como de costume, o evento reúne toda a programação na Praça da Liberdade, no centro de Bonito. Desta vez, a coordenadoria do evento, assinada por Carlos Porto, trouxe uma programação extensa nas várias linguagens artísticas.
Atenção especial para os atores e músicos convidados a participarem do evento. Antônio e Camila Pitanga vem para Bonito discutir o filme "Pitanga", depois da exibição do mesmo, no dia 6 de julho. O longa mostra a trajetória e a carreira de Antônio Pitanga, um dos grandes atores do cinema brasileiro, protagonista de momentos marcantes da cinematografia nacional.
Ignácio de Loyola Brandão, Pedro Gabriel, João Anzanello Carrascoza, além de um grande elenco de escritores do Estado farão a festa dos leitores nos quatro dias de Feira. Ruberval Cunha é o cara multiartista que, mais uma vez, inaugura o evento às 18h, no Palco Principal. Ele também ministra Intervenções Literárias durante todo o evento. "São autores importantes da literatura nacional e local", pontua Maria.
O jornalista e cronista Humberto Werneck, pesquisador apaixonado das obras de Carlos Drummond, ministra a palestra "As muitas vozes de Carlos Drummond de Andrade", no dia 5, às 19h.
Oficinas de criação e de formação de leitores, além de palestras e mesas de discussão, sempre com o foco na literatura e no leitor completam a programação. As atividades pedagógicas, coordenadas pela Prof. Marlei Sigrist, potencializam formas criativas de abordagem do teto literários para as crianças das escolas de Bonito. "O projeto é recebido com entusiamo pela Secretaria de educação do município. A Praça da Liberdade é ocupada pela literatura em outras formas de expressão, como cinema, teatro e música. Livrarias e editoras também estarão presentes", finaliza a curadora.
Confira a programação completa abaixo:
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.
Confira a galeria de imagens: