Festival de Cinema Francês volta à Capital para exibir 17 filmes em 13 dias
Pela quarta vez, o Festival Varilux de Cinema Francês volta a Campo Grande e, neste ano, traz 17 filmes entre clássicos, comédias, dramas, animações e documentários. As exibições ocorrem em vários locais, inclusive com sessões educativas para alunos de escolas públicas. A edição começa na quinta-feira (6) e segue até o dia 19 de junho.
A maratona de projeções devem reunir os amantes da sétima arte para assistir alguns vencedores de prêmios internacionais, como o longa-metragem "Graças a Deus", ganhador do Urso de Ouro, no Festival de Cinema de Berlin. O filme é inspirado na história real de um padre francês acusado de pedofilia, que chegou a entrar na Justiça para suspender a estreia.
Além de reunir o que há de melhor no cinema gaulês, o evento tem sessões educativas, para promover o acesso gratuito de crianças e adolescentes de escolas públicas às salas de projeções. Essas sessões devem acontecer nos dias 12 e 18 de junho com um público estimado de cem estudantes. O filme será a nova animação "Astérix e a Poção Mágica", um clássico juvenil francês, com classificação livre e dublado. A animação estará também dentro da programação do Festival, também na versão dublada.
A sessão de Democratização do Festival contará com a exibição gratuita do longa-metragem “A revolução em Paris” – um drama histórico sobre o povo que se rebelou contra a monarquia na França de 1789, ainda sob o reinado de Luís XVI. Essa projeção está prevista para o dia 11 de junho às 19h, no Sesc Cultura, na Avenida Afonso Pena, 2270.
Em 2018, o Festival reuniu um público superior a 172 mil pessoas em 88 municípios de todo o país. A expectativa dos organizadores para 2019, ano em que a iniciativa completa uma década, é atingir um número maior de expectadores, podendo alcançar a marca um milhão de pessoas, nesses dez anos de evento.
Em Campo Grande, o Festival Varilux está em sua quarta edição e é realizado pela Aliança Francesa. Interessados em assistir os filmes podem acompanhar a programação pelo Facebook.