Filme mostra fotógrafos lambe-lambes que fizeram história em MS
O lançamento do curta metragem “A mágica da foto lambe lambe” será no dia 1° de novembro
A cineasta Marineti Pinheiro e o fotógrafo Rachid Waqued saíram na busca das memórias dos fotógrafos lambe-lambes de Campo Grande e no caminho se encontraram com três deles: Seu Luiz, Arceu e Ugo, o que resultou no documentário “A mágica da foto lambe lambe” que será lançado no dia 01 de novembro, às 19h, no Sesc Cultura.
“Foi um processo de descoberta bem prazeroso porque saímos, de forma pública, buscando as fotos de pessoas que registram algum momento com esses profissionais e no caminho encontramos três deles que já, há algum tempo, não atuam, e também recebemos de doação uma câmera completa que pertenceu ao fotógrafo Roque e que vamos levar para expor no lançamento”, comenta Marineti.
O projeto do filme foi contemplado pelo Prêmio Ipê Audiovisual da Sectur, e para Rachid que é fotógrafo foi fascinante trazer essa homenagem a esses trabalhadores. “Eram verdadeiros artesãos pois construíram seus próprios equipamentos e suas esposas que costuravam as “camisas” e faziam a mágica do revelado ali na praça, fornecendo um serviço importante, pois muitas pessoas fazia fotos para documentos com eles, e ganhavam a vida com essa atividade, agora esse ofício é apenas memória como registramos nesse curta”, comentou Rachid.
Os lambe-lambes, como ficaram conhecidos, surgiram nas cidades no início do século XX. Eram fotógrafos que utilizavam uma máquina com o laboratório acoplado, o que lhes permitia revelar instantaneamente as fotografias tiradas nos jardins e praças. Tiveram maior prosperidade entre as décadas de 1920 e 1950, mas, em decorrência das transformações urbanas e do maior acesso à fotografia, no início dos anos 1970 já eram considerados figuras raras e folclóricas.
Em 2011 na Praça Ary Coelho só existiam dois remanescentes, esses partiram com a chegada da pandemia. O desaparecimento dos lambe-lambes passou despercebido, somado a tantas outras profissões que aconteciam com frequência.
Esse trabalho busca também lançar luz sobre a construção de memória a partir de acervos físicos, como a caixa de “fotinhas da praça” e recuperar seu caráter documental e educativo para refletir sobre o avanço das tecnologias e o quão importante os lambes foram para a sociedade.
O lançamento do curta metragem “A mágica da foto lambe lambe” será no dia 1° de novembro, às 19h, no Sesc Cultura. A entrada é gratuita.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.