ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 27º

Artes

Geraldo Espíndola leva música às crianças de escolas públicas

Sete unidades municipais são participantes; objetivo é levar cultura às periferias da Capital

Natália Olliver | 02/09/2023 10:10

Música, história e emoção. Essas são as palavras que resumem o projeto ‘Nossa Escola Canta’, feito pelo músico sul-mato-grossense Geraldo Espíndola e produzido por Dalila Saldanha. O objetivo é levar às crianças de escolas municipais, principalmente àquelas que estão à margem da cidade, experiências culturais passadas através do som. Ao todo, sete escolas participam da iniciativa.

Ao Campo Grande News, o instrumentista ressaltou que o projeto é uma maneira de perpetuar a música regional à nova geração e se fazer presente no cenário musical, vivo e volátil. “Está muito bonito levar essa informação de que a gente existe e faz parte desse movimento cultural de música, principalmente. Eles adoram a canção Vida Cigana e cantam comigo. Fica um frisson muito gostoso”.

De acordo com o artista, foi elaborado uma cartilha que não só apresenta a história de Geraldo, como também mostra as letras das músicas que serão cantadas nos 40 minutos de apresentação. O repertório conta com as canções "Cunhatayporã", "Kikio", "Vida Cigana", "Raça das Matas", "Tuiuiu Jaburu", "Deixei Meu Matão", "Não Violência", "A Fonte da Ilusão" e "Na Solidão do Caipira".

“É muito bom fazer o ‘Nossa Escola Canta’, principalmente nas mais periféricas, justamente as que têm menos acesso à cultura. Tem muita coisa de graça acontecendo no centro da cidade, mas muitos não têm condições de ir. Tenho um carinho muito grande pelas escolas municipais. É um encantamento cantar pra eles”, completa o artista.

Cenário onde Geraldo se apresenta para crianças de escolas públicas de Campo Grande (Foto: Arquivo pessoal)
Cenário onde Geraldo se apresenta para crianças de escolas públicas de Campo Grande (Foto: Arquivo pessoal)

Projeto -  A iniciativa é financiada pelo FMIC (Fundo Municipal de Investimentos Culturais), com apoio da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) e Semed (Secretaria Municipal de Educação). De acordo com a produtora, Dalila Saldanha a cartilha nasceu há pouco tempo, mas o projeto é de 2015. Acesse a cartilha aqui.

 “Fiz o projeto há muito tempo, mas não tinha apostila, aí achei que se perdeu muito. Vai chegar lá e cantar? As crianças não conhecem, não é sertanejo, não toca nas rádios. Uma menina chegou a pedir autógrafo pro Geraldo porque a avó era muito fã. Então é uma novidade pra eles".

Escolas participantes - As escolas da Reme (Rede municipal de Educação) Irmã Edith Coelho Netto, José Dorileo de Pina, Professora Ione Catarina Gianotti Igydio, Doutor Plínio Barbosa Martins, Desembargador Carlos Garcia de Queiroz,  Elízio Ramirez Vieira e Professora Eulália Neto Lessa são as que participam do projeto musical.

Geraldo - Nascido em Mato Grosso do Sul, o artista se tornou músico profissional aos 18 anos. Foi gravado por artistas famosos de vários gêneros musicais, entre eles Zeca Baleiro, Elza Soares, Almir Sater, Raça Negra, Lecy Brandão e Tetê Espíndola, sua irmã. "O projeto traz a década de 70 e os anos dois mil, que participei da moderna música popular urbana de Mato Grosso do Sul", finaliza.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias