ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, QUINTA  27    CAMPO GRANDE 16º

Artes

Muros de escolas públicas viram telas com arte que narra questões sociais

Ao todo, 17 muros serão pintados desde escolas localizadas no centro até a periferia da cidade

Por Thailla Torres | 16/10/2023 09:03
Projeto coloca em debate a pauta sobre ODS de um modo diferente.
Projeto coloca em debate a pauta sobre ODS de um modo diferente.

Com tinta nas mãos e a criatividade em mente, 17 artistas mulheres começaram a retratar os "Objetivos de Desenvolvimento Sustentável" nas paredes de escolas da Capital. É o projeto “Agenda 2030: ODS nos Muros”, da Fuá Produções, que busca fazer do ambiente escolar uma galeria à céu aberto para abordar de forma lúdica, com alunos e professores, questões emergenciais do nosso planeta como meio ambiente, mudança climática, erradicação da pobreza, direitos humanos, consumo de água, etc.

 “Já passamos por quatro escolas e a gente traz essa linguagem artística para a galera do ensino médio que tem essa aproximação com as cores. Muitos querem pintar junto com as artistas, inclusive alguns pintam e ficam mais interessados”, explica Julia Basso, idealizadora do projeto e coordenadora da Fuá Produções que tem visto a magia acontecer de perto. “Teve uma aluna diagnosticada com TOD [Transtorno de Oposição Desafiador] que interagiu e pintou com uma das artistas. Algo que marcou essa menina e a gente sente que algo muda no ambiente escolar.Os alunos começam a entender o que está sendo pintado ali, porque cada muro reflete um objetivo, ou melhor, cada muro concretiza um dos objetivos”.

Uma construção coletiva que tem tocado a sensibilidade das artistas envolvidas neste processo criativo, como Maria Carolina Ferreira, mais conhecida nas artes visuais por “Da Mataa”. Residente em Dourados, com descendência índigena, a jovem busca atrelar sua experiência artística com a sua formação em gestão ambiental.

“Além da própria pintura que é algo incrível, você deixa um pouco do seu trabalho impresso na rotina escolar, o projeto promove bate papo das artistas com alunos e professores. Falar da minha vivência, do acordo internacional das ODS, é algo muito bacana. As ODS postas ali, é quase uma utopia, falei bastante sobre isso durante a minha roda de conversa. E, claro, do mural que pintei que retrata a segunda ODS ‘Agricultura Sustentável e Fome Zero’, tema que dialoga e muito com minha formação”.

De segurança ao aquecimento global, ODS aborda a necessidade de um desenvolvimento sustentável
De segurança ao aquecimento global, ODS aborda a necessidade de um desenvolvimento sustentável

Ao todo, 17 muros serão pintados desde escolas localizadas no centro até a periferia da cidade - o que contempla bairros como Parque do Lageado, Moreninhas, União, Jardim Aeroporto Coophatrabalho, Santo Amaro, Jardim Tijuca, São Francisco, Coophavila, Mata do Jacinto, Itanhangá Park, Estrela do Sul e Nova Lima. Além de outros três muros de espaços públicos da Orla Ferroviária e da Rua Barão do Rio Branco.

Cronograma que tem gerado expectativas entre as artistas selecionadas como é o caso da artista Maria Auxiliadora, pedagoga e indígena da etnia Terena, e da arquiteta e muralista, Natacha IK.

“O projeto tem esse viés igualitário de também buscar artistas indígenas, quilombolas e trans. O muralismo é uma arte em sua maioria masculina e ter esse foco para o feminino dentro do ambiente escolar é algo de grande relevância. Acredito que a minha formação acadêmica me traz uma didática com os alunos, quero sensibilizá-los”, afirma Auxiliadora que anseia trazer no desenho a representatividade dos povos tradicionais. “ Espero que os alunos, indígenas, se sintam representados nesse muro que terá como pano de fundo a ODS ‘Vida Terrestre"'.

O projeto ainda prevê a criação de um mapa digital com a localização de todos os muros pintados. A ideia é que o circuito sirva para passeios urbanos na Capital.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias