ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 27º

Artes

Nossa Senhora do Pantanal 'viaja' o País com artista carioca

Grace Marinho conheceu a história da santa em 2022 e se encantou pela brasilidade da imagem

Por Aletheya Alves | 21/09/2023 07:40
Pingentes são criados por Grace, a artista carioca que se encantou com a santa pantaneira. (Foto: Divulgação)
Pingentes são criados por Grace, a artista carioca que se encantou com a santa pantaneira. (Foto: Divulgação)

De Corumbá, Nossa Senhora do Pantanal, celebrada hoje (21) no aniversário da cidade, ganhou destaque recentemente com sua presença na nova Pantanal, apresentada pela Rede Globo, e vem conquistando devotos ao redor do Brasil. Um dos exemplos é a artista carioca Grace Marinho que, além de ter se encantado pela santa, tem feito sua imagem viajar pelo País.

Especializada em trabalhar com imagens religiosas, Grace explica que esteve a passeio em 2022 durante as festas de fim de ano. Tendo vindo a Campo Grande, ela também conheceu Dourados, Caarapó, Maracaju e Ponta Porã. Mas, foi em Dourados que a conexão com a santa pantaneira aconteceu.

Ao visitar uma amiga que atua como design de moda, foi informada sobre a existência de Nossa Senhora do Pantanal. “Eu me encantei com a história, com a imagem e com a identificação com meu trabalho: flores, cores, elementos da natureza. Na hora, fiquei louca para pintar, mas estava longe do atelier, das minhas tintas e pincéis”.

Reconhecida pelo então bispo de Corumbá, Dom Milton Santos em 2001, a história da santa remete a setembro de 1982, Na época, a artesã Ida Sanches Mônaco confeccionou uma imagem de Nossa Senhora que era diferente das outras.

Conta a narrativa que a imagem veio de um sonho de Ida, a corumbaense que relatou a necessidade da proteção ao Pantanal e aos pescadores.

Retornando à conexão com Grace, a artista explica que após o passeio por Mato Grosso do Sul, retornou ao Rio de Janeiro e não perdeu tempo. “Estava ansiosa. Lembro que comecei a pintar na tarde em que cheguei e não dormi na primeira madrugada. Fiquei pintando Nossa Senhora do Pantanal nas medalhas de porcelana até o dia seguinte”.

Trabalho é feito manualmente e chega a todo o País. (Foto: Divulgação)
Trabalho é feito manualmente e chega a todo o País. (Foto: Divulgação)

Sobre o desenho, ela narra que havia chego com a imagem na cabeça e, ao ver o primeiro resultado saindo do forno, se emocionou. “Me apaixonei por Nossa Senhora do Pantanal: pela história, pela brasilidade, pela imagem”, diz.

Disponibilizando as imagens para venda em seu Instagram, os pedidos começaram a chegar e, até agora, não cessaram. “A maioria dos pedidos vem de Mato Grosso do Sul, claro, mas chegam também de vários estados do País. Muitos para presentear e assim ela vai se tornando mais conhecida”.

Para a artista, o mais interessante são as encomendas que chegam de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, vindas de pessoas que nunca tinham ouvido da santa.

Por enquanto a imagem corumbaense ganha vida pelas mãos de Gracie apenas em pingentes e pratos decorativos de porcelana, mas a ideia é que também comece a ser pintada em peças de gesso.

Mais informações sobre as peças podem ser consultadas diretamente com Gracie através do perfil no Instagram @santamenteira.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias