Nossa Senhora do Pantanal 'viaja' o País com artista carioca
Grace Marinho conheceu a história da santa em 2022 e se encantou pela brasilidade da imagem
De Corumbá, Nossa Senhora do Pantanal, celebrada hoje (21) no aniversário da cidade, ganhou destaque recentemente com sua presença na nova Pantanal, apresentada pela Rede Globo, e vem conquistando devotos ao redor do Brasil. Um dos exemplos é a artista carioca Grace Marinho que, além de ter se encantado pela santa, tem feito sua imagem viajar pelo País.
Especializada em trabalhar com imagens religiosas, Grace explica que esteve a passeio em 2022 durante as festas de fim de ano. Tendo vindo a Campo Grande, ela também conheceu Dourados, Caarapó, Maracaju e Ponta Porã. Mas, foi em Dourados que a conexão com a santa pantaneira aconteceu.
Ao visitar uma amiga que atua como design de moda, foi informada sobre a existência de Nossa Senhora do Pantanal. “Eu me encantei com a história, com a imagem e com a identificação com meu trabalho: flores, cores, elementos da natureza. Na hora, fiquei louca para pintar, mas estava longe do atelier, das minhas tintas e pincéis”.
Reconhecida pelo então bispo de Corumbá, Dom Milton Santos em 2001, a história da santa remete a setembro de 1982, Na época, a artesã Ida Sanches Mônaco confeccionou uma imagem de Nossa Senhora que era diferente das outras.
Conta a narrativa que a imagem veio de um sonho de Ida, a corumbaense que relatou a necessidade da proteção ao Pantanal e aos pescadores.
Retornando à conexão com Grace, a artista explica que após o passeio por Mato Grosso do Sul, retornou ao Rio de Janeiro e não perdeu tempo. “Estava ansiosa. Lembro que comecei a pintar na tarde em que cheguei e não dormi na primeira madrugada. Fiquei pintando Nossa Senhora do Pantanal nas medalhas de porcelana até o dia seguinte”.
Sobre o desenho, ela narra que havia chego com a imagem na cabeça e, ao ver o primeiro resultado saindo do forno, se emocionou. “Me apaixonei por Nossa Senhora do Pantanal: pela história, pela brasilidade, pela imagem”, diz.
Disponibilizando as imagens para venda em seu Instagram, os pedidos começaram a chegar e, até agora, não cessaram. “A maioria dos pedidos vem de Mato Grosso do Sul, claro, mas chegam também de vários estados do País. Muitos para presentear e assim ela vai se tornando mais conhecida”.
Para a artista, o mais interessante são as encomendas que chegam de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, vindas de pessoas que nunca tinham ouvido da santa.
Por enquanto a imagem corumbaense ganha vida pelas mãos de Gracie apenas em pingentes e pratos decorativos de porcelana, mas a ideia é que também comece a ser pintada em peças de gesso.
Mais informações sobre as peças podem ser consultadas diretamente com Gracie através do perfil no Instagram @santamenteira.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.