Roupas de bebês são transformadas em ursinhos para eternizar memórias
Para não deixar roupas com apego sentimental no fundo do guarda-roupas, Janaina dá nova vida aos itens
De roupas de batizado até peças usadas no cotidiano, Janaina Ferreira decidiu transformar os tecidos que ficaram esquecidos no fundo do guarda-roupas em ursos cheios de memórias. Há um ano, a mãe recebe pedidos para dar nova vida aos itens cheios de afeto, mas que costumam acumular poeira.
Tendo iniciado o projeto em 2022, Janaina explica que estava amamentando o filho quando viu a fotografia de uma empresa estrangeira. “É um ursinho diferente do nosso, mas quando eu vi, na hora entendi que se tratava de um urso confeccionado com roupinhas de bebê. Depois de pensar um pouco, contei a ideia para o meu marido e, para minha surpresa, ele adorou e me deu todo apoio que eu precisava”.
Sabendo que precisaria colocar o trabalho em prática, Janaina iniciou um curso de costura básica para criar os primeiros ursos. Conforme a demanda aumentou, a produção passou a ser integrada por uma costureira terceirizada.
Explicando melhor sobre os ursos, Janaina relata que a ideia principal é eternizar momentos através das roupinhas. “Elas marcam momentos vividos como o primeiro mês de vida, o batizado, primeiro Natal, primeiro ano e memórias do dia a dia. Sempre tem uma roupinha que costumamos usar mais, cria-se um apego a essa peça e, essas em específico, não conseguimos nos desfazer”.
Com isso em mente, as roupas são trazidas para o cotidiano de uma nova forma e também ganham novas funções. “Os bebês amam os ursos, eles brincam, abraçam e podem até participar da decoração do quarto”, diz.
Além das roupas dos bebês, Janaina explica que roupas de entes queridos que já partiram também são transformadas.
“Tivemos alguns casos assim, nessa semana recebemos uma cliente que perdeu um dos gêmeos recém-nascido e ela quis eternizar as roupinhas para o irmãozinho ter essa lembrança para sempre”, explica.
Em outro exemplo, ela conta que a mãe perdeu o bebê dias após descobrir que estava grávida. “O depoimento dela foi bem emocionante, disse ‘eu pude dar o abraço que não dei, sentir o cheiro que não senti’. Ela dormiu abraçada com o ursinho. Os nossos produtos tem cheirinho de recém-nascido, o que proporcionou a ela esse momento especial”.
Trabalhando com encomendas, Janaina completa que outros itens também podem ser transformados em novas memórias. Para mais informações, o perfil no Instagram é @afeto_memorias.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.