Concurso de beleza leva índio terena para shopping e ensaio é explosão de cor
O resultado ainda é do concurso de beleza do ano passado, mas marca a abertura da programação em comemoração ao Dia do Índio de 2017. Em Anastácio, índios terena da aldeia Aldeinha levaram a cultura para dentro do shopping da cidade. Parte da premiação para os quatro primeiros colocados na edição passada era um ensaio fotográfico e as imagens mostram o quão incrível é o colorido e olhar dos terena.
Professora na escola estadual indígena Guilhermina da Silva, Flávia Rohdt organiza o concurso desde 2014. "Na verdade ele sempre existiu na aldeia, mas era uma coisa mais simples, feita só na quadra da escola", conta.
Nos últimos anos, o concurso cresceu e na edição passada já foram 38 inscritos para as categorias infantil e juvenil, dos 6 aos 12 e dos 13 aos 21 anos.
Fotógrafa do ensaio, Arumi Figueiredo quem pensou em mostrar os trajes típicos pelo comércio da cidade. "Este ano pensamos em fazer uma coisa diferente, o shopping tem cinema e boliche e eu queria que eles andassem dentro desta rotina, caracterizados", explica a fotógrafa.
Os olhares do público em geral era de curiosidade. "E todo mundo ficou admirando, pediram para tirar foto, você vê que foi um encontro da população com a cultura indígena, uma descoberta, por mais que aqui a gente tenha aldeia, mas as pessoas esqueceram o que é o índio caracterizado", completa Arumi.
Eleita Miss Exoketi Terenoe na categoria juvenil, Samarah Rodht Soares, de 18 anos, adorou a experiência e o resultado das fotos. "Foi muito bom, a gente pode mostrar a nossa cultura e todo mundo fica olhando quando a gente sai assim, toda pintada", descreve a estudante de Letras.
Curta o Lado B no Facebook.