De culinária a jornalismo, ‘Semana dos Afetos’ em escola é uma fofura
Em alusão ao Dia dos Pais, a ‘Semana dos Afetos’ trocou as tradicionais apresentações por oficinas
Para estimular a troca de afeto, além de valorizar a dedicação de um tempo de qualidade para participar do ambiente de educação das crianças, uma escola em Campo Grande decidiu inovar, e transformar as tradicionais apresentações especiais em dias comemorativos, em oficinas criativas para os alunos.
Em alusão ao Dia dos Pais, o projeto ‘Semana dos Afetos’ promoveu diversas atividades, planejadas pelos pais e outras figuras de cuidados dos alunos, que dedicaram um tempinho na semana para entreter os pequenos.
A ideia era que cada homem responsável por uma criança, seja pai, tio, avô ou outro, planejasse uma oficina criativa com as turmas. Dentre as atividades realizadas com os alunos, houve oficina de culinária, mini curto de Telejornalismo para crianças, oficina de almofadas, jogo de reciclagem, oficina de origami, amarelinha africana, dentre outras atividades desenvolvidas com as turmas do berçário, Comunidades 1 e 2, e Grupos 1, 2, 3 e 4 (1º ao 9º ano).
O comunicador Denis Ramos, pai do Téo, de quatro anos, levou para a criançada da Comunidade 2 uma oficina de ‘Telejornalismo para crianças’. Ele levou todos os equipamentos necessários, como microfones e câmeras, para as crianças realizarem entrevistas. “Expliquei que o jornalismo se trata de falar da verdade, sempre. Eles ficaram revezando nos microfones e se entrevistando”, detalha.
Sobre a iniciativa de comemorar o Dia dos Pais com a semana do afeto, o comunicador opina que achou bastante interessante, pois a escola deixou a agenda livre para que cada pai ou responsável pudesse participar de acordo com a disponibilidade de tempo.
“É muito interessante, porque não faz aquela apresentação geral que vemos em outras escolas (nada contra), mas que muitas vezes conflita com horários dos pais e nem todos podem comparecer, deixando as crianças tristes. Nesse formato cada pai, avó, tio, escolhe o horário para estar presente e ele é o responsável por envolver as crianças nas atividades, fazendo todos participarem. Deixa aquela ideia de "aldeia", onde todos cuidam das crianças pequenas, mais evidente”, opina Denis.
O publicitário José Guilherme de Oliveira, de 42 anos, ministrou uma oficina relacionada à cozinha afetiva, e decidiu ensinar para as crianças das turmas Comunidade 1, Comunidade 2 e Grupo 1, a como fazer uma vitamina de pasta de amendoim e chocolate.
José explica que a bebida é a favorita de seus filhos, Joaquim, Bento e Estela, por isso decidiu compartilhar a receita com os colegas deles, e dessa forma, levar um pouco do dia a dia dos filhos para a escola.
“Para os nossos cafés da manhã, é unanimidade lá em casa. As crianças gostam tanto que até acordam mais rápido nos dias em que tem a vitamina”, diz.
A receita leva pasta de amendoim, chocolate em pó, mel, bananas congeladas e água. José, com ajuda dos filhos, levaram os ingredientes e equipamentos necessários no preparo da vitamina, para a escola.
Para animar as crianças e ‘disfarçar’ o barulho do liquidificador, José conta que levou até uma caixa de som e fez concurso de dança maluca com as crianças, A atividade rendeu várias coreografias divertidas, e para recuperar a energia, todos puderam se deliciar com a vitamina.
Segundo o publicitário, sempre que há a oportunidade de participar de atividades na escola dos filhos, ele faz questão de ir, pois acredita ser importante conhecer o ambiente escolar e os amigos dos filhos.
“Elas passam muito tempo lá e, por isso, acho muito importante. Em todas as vezes que fui à escola, foi fácil perceber que elas tomam aquele ambiente todo como delas. Além de tudo isso, eu, junto com meus filhos, levamos um pouco de carinho às crianças, professores e funcionários com nossa vitamina de pasta de amendoim especial, receita da nossa família”, comenta.
Semana dos Afetos
A ‘Semana dos Afetos’ está sendo realizada pelo Instituto de Educação Cooperar, e consiste em comemorar o papel de pai e os vários tipos de pais da comunidade escolar. A atividade acontece entre os dias cinco e nove de agosto, com o intuito de celebrar o Dia dos Pais com diversas visitas ao trabalho, atividades em salas de aula, pátios, jardins ou no espaço cooperativo, desenvolvidas pela figura paterna, padrinhos, avôs ou tios das crianças.
De acordo com a diretora do Instituto, Célia Regina Tavares Rino, de 61 anos, foi planejada pois acredita que datas comemorativas, como dia dos pais, mães e avós, devem ser celebradas com afetos, além de servirem para lembrar às crianças e seus responsáveis a importância de demonstrar os sentimentos.
“O tempo que se dedica para o outro, passa a ser muito melhor do que somente o consumo de produtos ou de presentes. Então quando esse pai se dispõe a fazer uma brincadeira, a preparar uma vitamina, a ler uma história, ele faz parte e demonstra com afeto o interesse que ele tem no desenvolvimento da criança”, finaliza.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.