ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, QUARTA  11    CAMPO GRANDE 34º

Comportamento

“Não Sei Nada da Vida”: o podcast que dá voz às dúvidas da geração Z

Anna e Helena se definem como “terrivelmente curiosas sobre tudo” e decidiram bater um bom papo sobre a vida

Por Thailla Torres | 11/09/2024 08:25
Helena Fernandes e Anna Abreu decidiram transformar suas dúvidas em um papo descontraído. 
Helena Fernandes e Anna Abreu decidiram transformar suas dúvidas em um papo descontraído.

Helena Fernandes e Anna Abreu, ambas com 18 anos, decidiram transformar suas dúvidas e curiosidades sobre a vida em um projeto acessível e próximo da juventude: o podcast "Não Sei Nada da Vida", no Lado B.

As duas se definem como “terrivelmente curiosas sobre tudo” e acreditam que há muito a ser explorado e discutido nesta fase de descobertas e incertezas. O projeto é uma extensão das conversas que elas já tinham com seus amigos e, agora, desejam compartilhar com um público mais amplo.

Helena, estudante de jornalismo da UFMS, se descreve como uma pessoa curiosa que busca sempre enxergar diferentes perspectivas. “Gosto de instigar as pessoas a verem diferentes perspectivas e estou sempre questionando tudo à minha volta”, conta ela, destacando seu interesse em explorar o desconhecido. Anna, por sua vez, brinca ao afirmar que é “alguém que não sabe nada (da vida)”, uma declaração que reflete bem a filosofia do podcast.

O podcast nasceu do desejo de Helena e Anna de aprofundar as conversas informais que tinham entre si e com seus amigos sobre os mais diversos temas. “Muita gente acha que as pessoas da nossa idade não têm interesse em saber sobre a vida”, diz Helena, “mas a verdade é que a gente já conversava entre nós ou com nossos amigos sobre muitos dos temas que trouxemos para o podcast”. A proposta do podcast é justamente dar espaço para esses diálogos e trazer convidados que possam enriquecer a discussão, transformando essas conversas em conteúdo acessível e relevante para a juventude.

Anna complementa que sempre gostou de conversar e que, com o tempo, a vontade de gravar essas conversas para revisitá-las cresceu. “Acho que a maior motivação veio das conversas que sempre tive com Helena e com amigos meus que regulam de idade e fase,” explica.

O nome que reflete uma geração em transição

O título "Não Sei Nada da Vida" é provocador e reflete uma fase cheia de descobertas e dúvidas, especialmente aos 18 anos. “Ter 18 anos é estar na idade em que as pessoas já esperam muitas coisas de você, como a escolha de uma faculdade, por exemplo, sendo que a gente acabou de sair da adolescência e praticamente não sabe 'nada' da vida ainda”, ressalta Helena. Anna acrescenta que o nome do podcast reflete os debates e dúvidas recorrentes de uma geração que frequentemente é rotulada por “não saber o que quer”.

O podcast pretende abordar uma variedade de temas que são importantes para a geração Z. Helena destaca que “o amor” e a “saúde mental entre os jovens” estão no topo da lista de assuntos que elas estão ansiosas para discutir, enquanto Anna menciona sua vontade de falar sobre “relacionamentos abusivos” e como eles se manifestam de formas diferentes ao longo do tempo. “Esse tema central seria estar crescendo, amadurecendo e como percebemos o que tá ao nosso redor”, explica Anna sobre a linha editorial do podcast.

1° episódio

No primeiro episódio, Helena e Anna contam um pouco de suas perspectivas ao fazer 18 anos para dois entrevistados experientes na vida e cheios de histórias para contar: a psicóloga Alessandra Daros e o advogado Luiz Renato Adler. Confira o bate-papo na íntegra.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial e Facebook. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias