ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 29º

Comportamento

Querendo mais um, Laureano guarda comprovantes de votação desde 1986

Prestes a aumentar coleção, Laureano guarda todos os comprovantes de votação desde a eleição de 1986, para governador de MS

Lucas Mamédio | 13/11/2020 07:37
Laureano Secundo com os comprovantes (Foto: Arquivo Pessoal)
Laureano Secundo com os comprovantes (Foto: Arquivo Pessoal)

Você ao menos lembra que depois de votar os mesários te dão um comprovante de votação? Eu só lembro quando voto. Agora pior; você lembra o que faz com esses comprovantes?

O jornalista Laureano Secundo, de 60 anos, guarda todos os comprovantes de votação desde 1986, quando tinha apenas 25 anos. “Foi algo despretensioso, antigamente tínhamos uma espécie de carteira para guardar o título e toda vez que eu votava, colocava nessa carteira, quando vi, tinha todos, estavam junto com meu título”.

Laureno tem até o comprovante da histórica votação de 1993, que decidiu se seríamos uma democracia monárquica ou republicana e se teríamos um sistema republicano ou parlamentarista.

Todos os títulos desde 1986 (Foto: Arquivo Pessoal)
Todos os títulos desde 1986 (Foto: Arquivo Pessoal)

O mais legal é que o jornalista lembra em quem votou em todas essas eleições, inclusive uma que não tem o comprovante, em 1982, para governador em Mato Grosso do Sul. “Votei em Wilson Barbosa Martins”.

Na primeira eleição que pôde votar para presidente, em 1989, Laureano votou em Leonel Brizola no primeiro turno e em Lula no segundo. Em 1994 votou em Brizola de novo, em 1998 em Ciro Gomes, 2002 Lula, 2006 Heloísa Helena, 2010 Plínio Arruda, 2014 Eduardo Jorge e em 2018 votou em Ciro Gomes no primeiro turno e em Fernando Haddad no segundo.

Comprovante do plebiscito de 1993 (Foto: Arquivo Pessoal)
Comprovante do plebiscito de 1993 (Foto: Arquivo Pessoal)

Sobre a importância do voto, Laureano destaque é uma atividade cidadã. “Eu nunca deixo de votar acho importante a participação, é um das nossas maiores oportunidades pra exercer cidadania”.

Laureano vota na mesma sessão eleitoral desde o começo dos anos 80, no CSU da Villa Nasser, onde mora. Sobre esse ano, ele diz: “Me preparando para aumentar a coleção”.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias