Sem borrar a máscara, maquiagem “blindada” sobrevive a chuva e calor
Tendência não só no verão, makes à prova de "tudo" fazem sucesso na pandemia, onde não sujar máscara e borrar a cara é um desafio
Na obrigatoriedade de se usar a máscara, acabou que a maquiagem ficou em segundo plano. Mas para quem não consegue ficar sem, como fazer para colocar a make na cara sem que borre no decorrer do dia? A resposta é: invista na "blindada".
O conceito de maquiagem à prova d'água não é novidade, ainda mais para o verão sul-mato-grossense – época das chuvas misturadas com o famoso calorão. Porém, nesse quase 1 ano de pandemia do novo coronavírus, o jeito foi adaptar o conceito para "blindar" a make das intempéries do dia, principalmente o desafio de se manter a máscara na cara.
"Essa moda da 'blindagem' faz todo o sentido durante a covid, porque é um tipo de maquiagem que, em contato com a pele, garante maior resistência e proteção. A verdade é: quem não quer uma make que possa suar, chorar, cair na piscina e ainda sim sair maquiada para uma foto/selfie daquelas?", considera o maquiador Kennedy Hoffmann, de 25 anos.
Para ele, antes de mais nada, é necessário saber a composição desses produtos – tem marca famosa com linha completa que vai de base à rímel, sombra à blush, lápis à batom, etc. "Hoje encontramos uma gama que vai desde desde os nacionais até o importados, com qualidades que se comparam. Tudo varia de pele para pele, do pH, então não tem uma fórmula certa, é preciso testá-las para não dar 100% de certeza que não haverá necessidade do retoque durante o dia", afirma.
Entretanto, na experiência de Kennedy, o profissional tem em mente algumas recomendações fundamentais. "As dicas que trago são para evitar composições que tenham alto teor de água, afinal, estamos falando de maquiagem 'blindada', a prova d'água. Desconsidere também as bases 'glow', ou seja, com efeito molhado. Já com relação ao primer (que vai antes da base), pessoas que tenham poros muito dilatados o uso é interessante", considera.
O maquiador assegura que, se tratando de uma make "blindada", o segredo está na pele, no modo e na ordem em que se passa cada item. "Não existe produto milagroso ou a garantir que uma base super cara irá funcionar. Na minha experiência, tudo começa por uma hidratação adequada – até para quem tem pele oleosa. Sempre explico que usar isso em formato de creme ou serum e ainda o primer antes da base, já é uma boa maneira de fixar e ficar à prova d'água . Em cada camada da make, é interessante selar os produtos com pó compacto também", sugere.
"Tudo isso irá controlar oleosidade sim e ainda vai dar aquela fixada, isto é, o objetivo de 'blindar' que se interessa. Base com efeito matte que vai resistir às altas temperaturas e um bom pó sela cada etapa. Claro, sem esquecer das cores: blush coral dá uma vida, além da máscara de cílios para um 'up' no olhar. Na 'blindagem', tudo isso também é possível assim como numa maquiagem tradicional", finaliza.
Confira outras dicas de profissional:
- Primer, antes de tudo;
- Base com textura seca (matte);
- Lápis em vez de delineador;
- Blush cremoso;
- Batom seco e claro.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.