ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 31º

Diversão

Bolicho de 80 anos vira espaço para música, lazer e paz do interior

Espaço Cultural Raiz reúne restaurante, bolicho, hospedagens e espaço artístico a 122 km de Campo Grande

Bárbara Cavalcanti | 03/10/2021 21:36
Bolicho de 80 anos vira espaço para música, lazer e paz do interior
Espaço Cultural Raiz tem amplo espaço externo para camping e atrações culturais. (Foto: Marcos Maluf)

O Espaço Cultural Raiz agora é uma opção que reúne a tranquilidade de Piraputanga, distrito de Aquidauana, distante 122 quilômetros da Capital. No lugar aberto, que antes era apenas um pequeno bolicho, agora existem quartos para hospedagem, camping, restaurante e espaço para oficinas e exposições artísticas no coração da região.

O espaço inaugurou na sexta-feira, dia 1º de outubro e teve programação cultural ao longo do fim de semana inteiro. O artista Jorge Barros foi quem adquiriu a propriedade e transformou o local no que é hoje.

Bolicho de 80 anos vira espaço para música, lazer e paz do interior
Vista da rua principal do Espaço Cultural Raiz, inaugurado na sexta-feira, em Piraputanga. (Foto: Marcos Maluf)

“Aqui funcionava uma granja particular. Quando adquiri o terreno, descobri que existia um bolicho aqui com mais de 80 anos. Então, começamos a transformar tudo em um espaço cultural, com hospedaria, espaço para camping, restaurante com comida regional, várias coisas”, detalha.

Todas as construções são simples, mas charmosas, com maior parte do terreno a céu aberto, mantendo todo o conceito rústico e de “raiz”. As paredes não têm reboco, então, os tijolos a mostra é o que fazem a decoração.

Bolicho de 80 anos vira espaço para música, lazer e paz do interior
Hospedagem é simples, com paredes sem reboco para manter o conceito "raiz". (Foto: Marcos Maluf)

O bolicho foi mantido, apenas reformado. Mas há opções também de comida, com o restaurante self-service, que tem comida regional feita em fogão a lenha com foco nos pratos com peixe, típico da gastronomia local. “Temos também um buraco na terra para churrasco, para trazer a tradição gaúcha para cá”, acrescenta Jorge.

A primeira exposição montada foi in memoriam do artista Lino Bambil. Natural de Bela Vista, Lino faleceu no ano passado. Ele reciclava peças da natureza, como pedaços de tábua e madeiras e os transformava em desenhos de elementos típicos do Pantanal, como animais e a cultura indígena.

Bolicho de 80 anos vira espaço para música, lazer e paz do interior
O buraco na terra foi preparado especialmente para fazer churrasco típico gaúcho. (Foto: Marcos Maluf)
Bolicho de 80 anos vira espaço para música, lazer e paz do interior
Peças do artista Lino Bambil estão disponíveis em exposição no Espaço Cultural. (Foto: Marcos Maluf)

“A exposição ainda ficará aberta para visitação. E haverá oficinas artísticas também”, detalha Jorge. No centro da propriedade foi, inclusive, montada uma “casa-piloto”, que ficará à disposição de artistas que se apresentam no local ou estão em fase de construção de seus projetos.

“Tudo aqui foi feito para valorizar a arte, a cultura local e a sustentabilidade, tudo isso aproveitando a paz e a tranquilidade que Piraputanga tem. Vai ser um lugar de encontros, arte e de sustentabilidade”, reforça Jorge.

O Espaço Cultural fica na Rua Líbero Badaró, S/N, em Piraputanga. Informações no telefone (67) 99647-5361.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias