Restaurante vira “pitstop” do elenco de Pantanal com linguiça de pintado
La Garcia é a casa da criação do chef Rafael Garcia, onde atores e atrizes da Globo param para almoçar
Há poucos meses, o restaurante La Garcia, a 122 quilômetros de Campo Grande, virou o “pitstop” das estrelas da novela Pantanal em Piraputanga, distrito de Aquidauana. O local virou point do elenco e equipe técnica que param para almoçar e recuperar as forças antes de seguir viagem para as fazendas onde acontecem as gravações do remake da novela.
Mas mesmo sem a movimentação causada pelos artistas, o restaurante já dá o que falar na região por causa de seu cardápio. O proprietário e chef Rafael Garcia, de 33 anos, é quem assina receitas autorais como as da linguiça de pintado e do pastel de moqueca de peixe.
A sugestão de incluir o restaurante como parada entre Campo Grande e o set de filmagem veio da produção local. Mas tudo acontece de maneira sigilosa, que é exigência por parte da emissora. “Ninguém sabe quando e quais atores virão, a não ser no momento que eles chegam”, explica Rafael.
Nas redes sociais, é possível ver quem do elenco já experimentou a comida de Rafael. De acordo com os registros postados no Instagram do restaurante, os primeiros a marcarem presença foram a atriz Letícia Salles, que fará o papel de Filó, junto com o ator mirim Lucas Oliveira, uma das crianças no papel de Tadeu, filho da personagem.
Bruna Linzmeyer foi a próxima a almoçar no local, registro inclusive feito aqui no Lado B. Ela interpretará Madeleine na produção. Por último, na quinta-feira passada, quem passou por lá foram os atores Gabriel Stauffer, Gustavo Corasini junto com a atriz Malu Rodrigues.
O papel de Gabriel é o do médico Gustavo na primeira fase da novela. No original, o personagem foi interpretado por José de Abreu. Gustavo é mais um ator mirim no papel de Tadeu, mas em outra idade, e Malu Rodrigues faz a personagem Irma, irmã de Madeleine.
Rafael aproveita para se inteirar da novela com os próprios atores. A presença dos artistas na cidade já é conhecida pela maioria dos moradores e motivo de atrair fãs e curiosos ao restaurante. “O pessoal sempre passa olhando, tentando descobrir alguma coisa. Mas nem a gente sabe também, a gente só na hora”, se diverte Rafael.
As opções de comida são todas à la carte, com foco em peixe, como a maioria dos restaurantes da região. Um dos pratos tão famosos quanto os artistas globais em Piraputanga e região é a linguiça de pintado, criada pelo próprio Rafael.
“Eu tenho experiência na gastronomia. Isso unido à criatividade, fez com que eu criasse a linguiça para trazer um diferencial”, detalha.
A textura é firme como a de linguiça, mas o gosto do peixe ainda é bem distinto. A mistura de temperos é equilibrada, com sal no ponto. E quem acha que vai sentir pedaços de peixe, se engana, pois é tudo bem homogêneo.
Para acompanhar a linguiça, vem no prato também um molho caseiro especial com lemon pepper e chimichurri, mandioca e uma porção de repolho agridoce, que Rafael também afirma ser de sua autoria. Outro prato especial da casa é o pastel de moqueca de pintado. “Eu criei de um jeito que a moqueca não fica molhada e assim não encharcar a massa”, comenta.
Natural de Campo Grande, Rafael viu em Piraputanga uma oportunidade, mas acredita no potencial gastronômico de toda a região. No ambiente do estabelecimento, o que prevalece é o estilo rústico, com paredes com tijolos à mostra e móveis de madeira de demolição.
“Sempre frequentei muito aqui quando era criança. Gosto muito da paz desse lugar, paz espiritual é só em Piraputanga. E aqui é um corredor gastronômico da Estrada Park, a região toda tem muito a oferecer”, expressa.
O La Garcia fica na Rua Luiz Miranda Horto, 490, em Piraputanga. O horário de funcionamento é a partir das 9 horas da manhã, com opções de almoço mais tarde no dia.
Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.