ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Diversão

Celebrando 37 anos, Tiago fez festa on-line com música até o sol raiar

Ele é professor e conseguiu dar um novo significado ao aniversário, com festa por chamada de vídeo e convidados animados

Alana Portela | 19/04/2020 15:45
A fefsta de aniversário de Tiago Botelho foi anunciada no Facebook. (Foto: Arquivo pessoal)
A fefsta de aniversário de Tiago Botelho foi anunciada no Facebook. (Foto: Arquivo pessoal)

Tiago Botelho é um ariano que ama a vida. Professor do curso de Direito da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e advogado, aos 37 anos, quando anunciou que faria uma festa de aniversário on-line com direito a música, o Lado B não só se convidou para participar, como pediu um texto ao aniversariante.

Como amigo e leitor, Tiago escreveu depois de 9h de festa. O texto é um Voz da Experiência que convida para a reflexão diante da pandemia do que verdadeiramente importa. Ah, quem tiver dúvidas, ele até ensina que programa utilizar e como fazer, só chama-lo no Facebook.

Cada um de sua casa, os convidados participaram da festa on-line. (Foto: Arquivo pessoal)
Cada um de sua casa, os convidados participaram da festa on-line. (Foto: Arquivo pessoal)

Seu aniversário caiu na quarentena? Celebre o viver numa festa on-line.

"Quando o isolamento social iniciou em abril, logo constatei que não comemoraria meu aniversário, no dia 17 de abril, com as pessoas que mais amo. Por responsabilidade social, pela primeira vez, ficaria em casa sem samba, risadas e aquele parabéns gostoso. Para um ariano, comemorar o viver com os seus é sempre algo muito importante. Por semanas, fiquei buscando saída para meu aniversário frente à quarentena. A conclusão que cheguei é que não tinha nada a ser feito.

É verdade que não comemorar o aniversário num ano de pandemia está bem longe de ser um problema frente ao momento que vive o mundo, mas em existindo possibilidade de, por horas, alegrar sua vida e daqueles que comemoram o seu aniversário, gostaria de fazer com muito humor e fé na vida, pois como poetiza Guimarães Rosa ‘o correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, sossega e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem’.

De tal modo, dois dias antes, resolvi organizar uma festa on-line. Foi uma decisão por ressignificar o dia do meu nascer em meio ao amargo momento que atravessamos. No fundo, sabia que tudo poderia dar muito errado, e dando, ficaria a brincadeira e a tentativa de driblar a tristeza que tem feito morada em nossos corações. Todavia, como organizar uma festa de aniversário a distância? Eu também não sabia, mas vou contar, pois sei que outras pessoas farão aniversário em tempos de isolamento e garanto que a experiência foi muito divertida. Inclusive, meus amigos já pedem uma nova festa.

Destaco que, essa foi a maneira que encontrei, em meio aos meus muitos privilégios, de comemorar o viver. Sim, ter internet e computador no Brasil segue sendo um privilégio de poucos. O importante é que cada um, em meio à realidade que vive, crie formas de passar seu aniversário isolado, mas feliz.

A primeira coisa que organizei foi um evento no Facebook, nominado aniversário on-line; nele estabeleci a data, o horário e o local, por óbvio cada um na sua casa. Tive, pela primeira vez, a oportunidade de reunir amigos de vários locais em uma festa. Que experiência gostosa! No fim, meus amigos viraram amigos dos meus amigos.

No início, os convidados acharam que era fake e passaram a me mandar mensagens perguntando da veracidade e como seria a tal festa. Pedi calma, pois eu sequer sabia como faria tudo acontecer. Na minha cabeça, a chance da internet travar e ficar uma coisa sem graça era gigante, pois festa de aniversário assim nunca tinha visto. Mas, na pior das hipóteses, ficaríamos por uma hora reunidos, cantaríamos os parabéns e estava ótimo.

Para uma festa animada, é necessário ter música boa, comida, bebidas e muito afeto.  Assim, entrei em contato com os amigos músicos e os convidei para cantarem no primeiro aniversário on-line de suas vidas. Riram muito e falaram que eu estava maluco, mas que tentariam.

Comida e bebida foi a melhor parte: cada um teve que preparar a sua e o aniversariante economizou bastante. E o bolo? Sim, aniversário pede bolo, poderia ter comprado pronto. Entretanto, para entrar na brincadeira, já que resolvemos ressignificar o momento, me desafiei a fazer o meu primeiro bolo de aniversário por meio de uma live.

Convidei minha ex-aluna e Chef de cozinha Leia Keyt para me ensinar pelo Instagram e, por uma hora, nos divertimos muito. O bolo saiu e garanto que ficou uma delícia. Quase tudo pronto, mas como reuniria todos os amigos e amigas? Utilizei o Zoom, uma plataforma de conferência. Assim, às 20h do dia 17 de abril, meus familiares e amigos começaram a acessar a primeira festa de aniversário a distância de suas vidas. No início, estavam tímidos, mas a música e a bebida fizeram com que, em minutos, estivessem descontraídos. A festa contou com mais de sessenta participantes e, para a nossa surpresa, durou por nove horas. Os últimos convidados se desconectaram já era dia.

O que fica dessa festa de aniversário é o afeto que, mesmo em dias amargos, luta para sobreviver. Por horas, meus familiares, amigos e eu conseguimos nos conectar à ternura da vida por risadas, caretas travadas na tela do computador, cantorias, poesias, danças e protestos políticos.

Para Manoel de Barros, é nas coisas miúdas - pré-coisas - que vive o singelo amor. Que possamos, em meio ao Covid-19, ressignifcar e aprender com o poeta que é chegado o tempo de valorar não mais quem descobre o ouro, mas aquelas e aqueles que descobrem as insignificâncias do mundo e a as nossas.

Aquelas e aqueles que podem, por favor, fiquem em casa e não duvidem da ciência".

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Por chamada de vídeo, ele cantou parabéns e assoprou as velinhas. (Foto: Arquivo pessoal)
Por chamada de vídeo, ele cantou parabéns e assoprou as velinhas. (Foto: Arquivo pessoal)


Nos siga no Google Notícias