ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  11    CAMPO GRANDE 28º

Diversão

De trilhas a degustação de cerveja, veja como se divertir na cidade

Conheça algumas experiências para vivenciar na Capital

Por Natália Olliver | 05/11/2023 08:14
De trilhas a degustação de cerveja, veja como se divertir na cidade
Pica-pau avistado em Campo Grande (Foto: Vinícius Santana)

Quando o assunto é experiências urbanas, Campo Grande esbanja na quantidade de passeios que agradam de gregos a troianos. A programação é diversa e vai de observação de pássaros a degustação de cervejas artesanais. Opções são o que não faltam para todos os públicos.

Com ruas recheadas de histórias e museus espalhados pela cidade, a Capital sul-mato-grossense mostra que não é preciso muito para conhecer novos horizontes. Pensando nisso, o Lado B separou algumas experiências para ter em Campo Grande.

Na parte gastronômica, conhecer os famosos pasteis do Mercadão Municipal Antônio Valente, mais reconhecido como Mercado Municipal, é uma opção acessível e diversa, já que no local também se encontram inúmeras bancas com produtos naturais, frutas, legumes, artesanato, açougues, peixaria e itens regionais. O passeio pode ser feito todos os dias da semana, mas há quem prefira comer os pastéis no domingo de manhã.

Comer sobá - Ainda no centro de Campo Grande e no setor gastronômico, o sobá da Feira Central, ou Feirona como é conhecida, também é outra experiência que não pode faltar no roteiro. Ela está localizada na Rua 14 de Julho. No lugar há uma vastidão de barracas com incontáveis pratos, típicos ou não. Também há venda de artesanato, roupas, produtos geeks e brinquedos.

De trilhas a degustação de cerveja, veja como se divertir na cidade
Grupo realiza trilha na Fazenda São clemente, na saída para Sidrolândia (Foto: Redes Sociais)

Fazer um passeio rural - Na parte de aventura, quem busca por passeios diferentes pode aproveitar as fazendas próximas da Capital para explorar a natureza. Uma opção é a fazenda São Clemente, que conta com sete cachoeiras e diversas trilhas, no estilo Day Use. As reservas são feitas pelos telefones (67) 9.9980-0651 ou (67) 9.9900- 2081. Os passeios são oferecidos aos sábados, domingos e feriados. O local fica na BR- 060, saída para Sidrolândia.

Além dela, na mesma estrada, no km 401, tem a Fazenda Piana, também no estilo Day Use. Já os amantes de trilhas podem ir até o Morro do Ernesto, na antiga saída para Rochedo, mais informações pelo número (67) 3304-8382.

Participar de rodas de tereré - As antigas rodas de tereré no Parque das Nações Indígenas ou Orla Morena eram opção para quem curtia a erva regional e desejava compartilhar com colegas, amigos, ou até mesmo estranhos. Hoje, após a pandemia de covid-19, as rodas não são mais introspectivas, restritas apenas a algumas pessoas, ou até mesmo individuais.

A mudança, apesar de significativa, não modificou o hábito do campo-grandense de tomar o famoso tereré. O cenário continua o mesmo, Parque das Nações Indígenas, Orla Morena e feiras ao lar livre, como Bosque da Paz, por exemplo.

Beber cerveja artesanal - Em Campo Grande cerveja é assunto sério. Elas podem ser encontradas em sabores diferentes, inclusive com aromas e nomes diferenciados. Quem quer curtir o sabor das cervejas artesanais pode ir no Canalhas, na R. Dom Lustosa, 214 - Jd. Seminário; Cervejaria Prosa, R. Alagoas, 901 - Vila Suiça; Capivaras Cervejaria, R. Pedro Celestino, 1079 - Centro ou Lupland Biergarten, localizada na R. Antônio Maria Coelho, 3285 - Jardim dos Estados.

Além disso, é possível conhecer a fábrica da Cervejaria Moagem, na  R. Nagem Saad, 409 - Jardim Monte Alegre. As visitas são feitas sob agendamento pelo número (67) 99960-5678.

De trilhas a degustação de cerveja, veja como se divertir na cidade
Espécie "Gavião-pega-macaco", fotografado no Parque das Nações Indígenas. (Foto: Willian Menq)

Fotografar pássaros - Conhecida como a Capital da observação de pássaros, a atividade virou hobby de muitas pessoas em Campo Grande. Entretanto, ainda há muitas dúvidas de onde conseguir avistar os bichinhos. Separamos alguns lugares, como Horto Florestal, Parque Ecológico Francisco Anselmo de Barros ( Soter), Parque das Nações Indígenas, Lago do Amor, - Praça Oswaldo Arantes, mais conhecida como Praça das águas, Parque dos Poderes, Praça Itanhangá e canteiros da Avenida Afonso Pena, onde é possível ver inúmeras espécies.

Quem deseja um auxílio na hora da observação pode contatar o Instituto Arara Azul, o guia Vitinho Birdwatching Tour ou o EECOO Sustentabilidade e Turismo de Observação de vida selvagem e Turismo de Observação de aves pelas redes sociais, por exemplo.

De trilhas a degustação de cerveja, veja como se divertir na cidade
Casa do Artesão, localizada na Rua Calógeras com Avenida Afonso Pena (Foto: Alex Machado)

Fazer Tour Histórico - Quando assunto é história, prédios e praças da cidade quase falam por sí. Em Campo Grande, conhecer alguns pontos turísticos e históricos não pode faltar na lista do que fazer na cidade. Locais como Casa do Artesão, reformada recentemente, Esplanada  Ferroviária, Museu de Imagem e Som (Mis), Museu de Arte Contemporânea (Marco), Museu José Antônio Pereira, Relógio central, localizado na Dr. Renato Barbosa de Rezende Av. Afonso Pena esquina com a Av. Calógeras, Monumento Caro de Boi, entre outros precisam fazer parte do tour. Acesse a lista de mais monumentos e lugares históricos aqui.

De trilhas a degustação de cerveja, veja como se divertir na cidade
No crepúsculo, lago do Parque das Nações ganha novas cores (Foto: Marcos Ermínio)

Passeio no parque e assistir ao pôr do sol - Depois de um tour pela gastronomia, turismo rural, histórico e de observação, chegou a vez de contemplar. Os amantes da natureza urbana podem aproveitar o dia no Parque dos Poderes ou Parque das Nações Indígenas para andar de bicicleta, tomar água de coco, correr ou relaxar. Os locais também são incríveis para quem deseja observar o pôr do sol sem se deslocar tanto.

Enquete - No sábado (07), a enquete do Campo Grande News trouxe a seguinte pergunta: 'Você conhece opções de lazer gratuitas em Campo Grande?'. O resultado revela que 68% das pessoas optaram pelo não, enquanto 32% o sim.

Como mostrado no guia existem vários passeios gratuitas que o campo-grandense pode fazer na cidade, como visita ao Mercadão Municipal, observação de pássaros e até roda de tereré.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias