Festa de Natal na rua é um abraço para quem vê o sorriso dos filhos
No Jardim Corcovado, moradores criaram o evento para que famílias não deixem de celebrar a data
Pelo segundo ano consecutivo, o Bairro Jardim Corcovado celebrou o Natal e garantiu presentes, brinquedos e muita diversão para todas as crianças da região. Iniciativa de três mulheres que reuniram doações e apoiadores, o evento solidário é realizado para que ninguém deixe de celebrar a data independente das condições financeiras.
A Rua Europa serviu como ponto de encontro para os moradores dos bairros Jardim Corcovado e Tarumã. Às 15h, as primeiras crianças já aguardavam ansiosas pelo início da fila do pula-pula e do escorregador inflável.
Os momentos que antecederam a festa foram de muito corre-corre por parte da organização. Mesmo com o calor, o pessoal estava empenhado em finalizar os preparativos para receber as famílias. Uma das idealizadoras, Geisa Bento, de 41 anos, falou sobre a proposta de trazer o Natal para a rua.
“Nós fizemos ano passado e esse é nosso segundo ano. Começamos entre amigas, resolvemos fazer porque temos um número de crianças carentes e nessa época é muito difícil porque muitos pais não tem condições de presentear os filhos”, afirma.
Para fazer o Natal acontecer, a técnica de enfermagem explica que muitas pessoas se solidarizam e contribuem. “Graças a Deus temos bastante parceria. Na verdade, são mais amigos que querem contribuir e assim vamos construindo tudo: pagando um pula-pula, pão, salsicha. Graças a Deus esse ano conseguimos a doação de um tobogã pela Fundesporte”, comenta.
Após a 1º edição do Natal em 2022, as organizadoras Gisa Bento, Emília Deniz, de 38 anos e Rafaela seguiram promovendo outros eventos solidários. Em 2023, o Bairro Jardim Corcovado comemorou a Páscoa, o Dia das Crianças e para encerrar o Natal.
Emília destaca que as ações também têm como viés chamar a atenção do poder público para a região. “O nosso bairro por ser pequeno e antigo é muito esquecido. Então a gente tá há um ano nesse projeto para movimentar nosso bairro e chamar a atenção das autoridades. Na cabeça deles, eles não têm voz, mas nossa intenção é estar movimentando sempre, estamos buscando melhoria nos bairros”, explica.
Do Bairro Tarumã, Ana Paula Santos, de 31 anos, levou o casal de filhos Maria Eduarda Santos, de 6 anos, e Arthur José dos Santos, de 11 anos, para brincarem e participarem da comemoração. Ela comenta que eventos como esse são significativos para os pais que podem proporcionar um dia diferente para os pequenos.
“É muito gratificante. Muitas crianças não tem nem presente, nem nada, então a gente traz pra criança brincar, se divertir, ganhar presente, é muito gratificante para gente que é mãe. É muito importante”, frisa.
Por falar em presente, Maria Eduarda já sabia exatamente o que pedir. “Eu queria ganhar um kit de panelinha e um kit de médica”, conta. Enquanto a distribuição de brinquedos não começava, ela aguardava animada pela vez no pula-pula.
Quem também aproveitou para levar as filhas foi Cleonice Oliveira da Silva, de 32 anos. Ela fala que o Natal solidário é ótimo, pois as crianças irão poder ganhar algo na data. “É bom porque nem sempre a gente pode estar comprando presente e aqui eles podem ganhar. Lá em casa tem quatro crianças e eu moro lá no Paulo Coelho. Eu vim visitar minha mãe por isso vim aqui”, fala.
Além dos presentes, as festividades na Rua Europa também garantiram cachorro-quente, algodão doce, refrigerante e muita diversão para as crianças.
Confira a galeria de imagens:
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.