ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, QUINTA  22    CAMPO GRANDE 34º

Diversão

Festival Dragzona terá 20 dias de programação com arte LGBTQIAPN+

O festival inicia com uma exposição de artes visuais que será inaugurada no dia 26 de agosto

Por Thailla Torres | 22/08/2024 06:36
Meri Moraes em sua performance  Histórias LGBTQIAPN+ para Pessoas Cisheterossexuais (Jéssica Firmino)
Meri Moraes em sua performance  Histórias LGBTQIAPN+ para Pessoas Cisheterossexuais (Jéssica Firmino)

Começa na próxima segunda-feira e segue até o dia a 14 de setembro, o Festival Dragzona, que promete uma imersão diversificada na cultura LGBTQIAPN+. Com uma programação que inclui exposições de artes visuais, oficinas, palestras, rodas de conversa, espetáculos e shows musicais, o evento terá 20 dias com múltiplas formas de expressão dentro da comunidade. O evento é todo gratuito, contará com intérprete de libras e ocorre em diversos locais de Campo Grande.

Exposição de Artes Visuais LGBT

O festival inicia com uma exposição de artes visuais que será inaugurada no dia 26 de agosto, às 19h, na Sala Ignês Corrêa do Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG). A curadoria do DragZona se destaca pela inclusão de um recorte regional e nacional, oferecendo uma plataforma para artistas LGBTQIAPN+ locais e de outros lugares do Brasil.

“O objetivo é reunir diferentes possibilidades de expressão dentro da cultura LGBTQIAPN+, com obras que não apenas são produzidas por pessoas LGBTQIAPN+, mas que também abordam diretamente as experiências e vivências dessa comunidade”, explica Meri Moraes, uma das idealizadoras do evento.

Atividades

A programação segue com uma Oficina de Customização e Produção de Moda com Aline Macário, nos dias 28 e 29 de agosto, às 19h, no Alinhavo, no bairro Amambaí. No dia 5 de setembro, às 19h, o auditório do CCJOG receberá uma palestra sobre acessibilidade para produtores culturais, ministrada por Claudio Rubino. Esta palestra aborda a importância de tornar os eventos culturais acessíveis a todas as pessoas, com um foco especial na interseccionalidade das questões de acessibilidade dentro da cultura e da comunidade LGBTQIAPN+.

"É fundamental interseccionalizar essas pautas, destacando que as pessoas LGBTQIAPN+ com deficiência também fazem parte da comunidade e, muitas vezes, são negligenciadas pela mídia e pela sociedade. Existe uma tendência de segmentar identidades, como se alguém pudesse ser apenas LGBTQIAPN+ ou uma pessoa com deficiência, quando, na verdade, essas identidades se sobrepõem e coexistem. É por isso que essa palestra é tão importante, para evidenciar e discutir essas interseções", enfatiza Meri.

No dia 6 de setembro, às 19h30, o Teatro Aracy Balabanian será palco para "Histórias LGBTQIAPN+ para Pessoas Cisheterossexuais", com Meri Moraes. A roda de conversa com autores LGBTQIAPN+, Febraro de Oliveira e Bruna Motta, com mediação de Jéssica Cândido, acontecerá no dia 10 de setembro, às 19h, na Casa de Ensaio.

O festival tem ainda o espetáculo "Tarântula Transita" da Vulcanica Pokaropa, no dia 13 de setembro, às 19h30, no Teatro Aracy Balabanian.

Encerramento

O evento encerrará no dia 14 de setembro, com a 1ª Mostra de Arte Transformista de Campo Grande (MONART), onde artistas transformistas de nosso Estado e das cinco regiões do Brasil se apresentam. Além disso, haverá shows de Ruschel (regional) e Boombeat (nacional).

DragZona conta com financiamento da Lei Paulo Gustavo do MinC (Ministério da Cultura), via edital da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul)

Locais:

- Exposição de Artes Visuais LGBT (vários artistas): 26/08 a 14/09, Vernissage: 26/08, 19h, Sala Ignês Correa – CCJOG, localizado na rua 26 de Agosto, 453, Centro;

- Oficina de Customização e Produção de Moda com Aline Macário: 28 e 29/08, 19h, Alinhavo, na rua dos Barbosas, 828, Amambai;

- Palestra Cultura e Acessibilidade, com Cláudio Rubino (SP): 05/09, 19h, Auditório do CCJOG;

- Histórias LGBTQIAPN+ para Pessoas Cisheterossexuais, com Meri Moraes: 06/09, 19h30, Teatro Aracy Balabanian, CCJOG;

- Roda de Conversa com Autores LGBTQIAPN+ (Vários autores): 10/09, 19h, Casa de Ensaio,na rua Visconde de Taunay, 203, Amambaí;

- Espetáculo Tarântula Transita, com Vulcanica Pokaropa: 13/09, 19h30, Teatro Aracy Balabanian, CCJOG;

- MONART: 14/09, 18h, na Concha Acústica Helena Meirelles, localizada no Parque das Nações Indígenas, com acesso pela rua Antônio Maria Coelho, 5655.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias