Museu completa 73 anos e celebra com visita guiada neste sábado
No próximo domingo, 27 de outubro, o Museu das Culturas Dom Bosco celebra 73 anos de história. Para marcar a ocasião, o Museu oferece entrada gratuita à população nesse sábado, dia 26, das 14h às 18h, com duas visitas guiadas programadas para 14h15 e 16h, conduzidas por um educador. Localizado no Parque das Nações Indígenas, nos altos da Avenida Afonso Pena, o Museu convida todos a conhecer seu rico acervo.
“O Museu abre suas portas à sociedade em virtude da comemoração desse 73º aniversário, cumprindo um papel importante de memória, educação e identidade cultural de um povo”, afirma Dirceu Mauricio van Lonkhuijzen, coordenador do Museu.
Os visitantes poderão explorar um acervo diversificado que inclui etnologia de povos indígenas, além de ciências naturais, como entomologia (estudo de insetos), malacologia (conchas) e zoologia (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos). O Museu também abriga coleções de fósseis e minerais.
Originalmente chamado Museu Regional Dom Bosco, foi inaugurado em 27 de outubro de 1951, em uma sala de aula do Colégio Dom Bosco, por padres salesianos. Em 1976, mudou-se para o prédio na Rua Barão do Rio Branco, em frente à Praça do Rádio Clube, e, após o falecimento do padre João Falco, a UCDB assumiu sua administração. Em 2006, o Museu foi transferido para o atual espaço no Parque das Nações Indígenas e recebeu o nome de Museu das Culturas Dom Bosco.
Durante esses 73 anos, mais de 500 mil visitantes passaram pelas suas portas, incluindo a ilustre visita do Papa João Paulo II em 17 de outubro de 1991, que foi canonizado em 27 de abril de 2014.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.