Santa negra e padroeira dos ciganos é homenageada em festa típica hoje
Os ciganos de Campo Grande irão comemorar hoje, às 18 horas, o dia de sua padroeira, Santa Sara Kali. Pouco conhecida pelos outros povos, a santa tem histórias e milagres relacionados a saúde, prosperidade e fertilidade. O encontro será no espaço Gytana, localizado no bairro Monte Líbano, com entrada gratuita.
Negra, Santa Sara Kali provavelmente era egípca, escrave e segundo a história venceu o mar ao dedicar sua devoção a Jesus. Conta a lenda que Maria Madalena, Maria Jacobé, Maria Salomé, José de Arimatéia e Trofino, junto com Sara escrava, foram atirados ao mar, numa barca sem remos e sem provisões.
Desesperadas as três Marias puseram-se a orar e a chorar. Sara então retira seu lenço da cabeça, chama por Jesus Cristo e promete que se todos se salvassem, ela seria escrava de Jesus, e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito.
Milagrosamente, a barca sem rumo, atravessou o oceano e aportou com todos salvos em Petit-Rône, hoje a tão querida Saintes-Maries-de-La-Mer, no sul da França.
Por ser escrava e negra, ao aportar não foi acolhida como os outros de seu barco. Um grupo de ciganos a encontrou e ficaram penalizados, então acolheram-na. Sara cumpriu a sua promessa até o final de seus dias. Conta a lenda que ela operou alguns milagres entre o povo cigano e por isso, após sua morte foi cultuada como padroeira do povo cigano.
Os lenços serão as peças mais vistas no espaço durante a festa, como sinal de devoção e respeito. Como a santa é conhecida pela prosperidade, saúde e fertilidade, é comum que mulheres que desejam engravidar a procurem.
O espaço cultural cigano fica na rua Doutor Anibal de Toledo, 641, Monte Líbano. Informações pelo telefone (67) 9253-2725.